A Importância da Leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Mais do que decifrar letras, o ato de ler nas Séries Iniciais é a chave que abre as portas para o desenvolvimento de habilidades fundamentais e a construção de saberes que acompanharão o estudante por toda a vida.

Por Assessoria Publicado em 04/12/2025 22:42 - Atualizado em 05/12/2025 08:33

A escola é o lugar onde se desenvolvem as grandes jornadas do conhecimento, e no início do Ensino Fundamental, a leitura emerge como o guia mais precioso para esse processo. Mais do que decifrar letras, o ato de ler nas Séries Iniciais é a chave que abre as portas para o desenvolvimento de habilidades fundamentais e a construção de saberes que acompanharão o estudante por toda a vida.

Incentivar o contato com o universo escrito desde cedo não é apenas uma exigência curricular, mas um investimento fundamental no futuro das crianças. A leitura na infância atua em diversas frentes do desenvolvimento, entre elas:

 Desenvolvimento Cognitivo: Estimula o raciocínio lógico, a memória, a concentração
e a capacidade de resolver problemas, habilidades essenciais para o sucesso
acadêmico em todas as áreas do conhecimento.
 Ampliação da Linguagem: Expondo a criança a diferentes estruturas de escrita e
vasto vocabulário, a leitura fortalece as habilidades de escrita – as crianças
aprendem a estruturar frases, parágrafos coerentes e a expressar ideias de forma
clara.
 Formação Crítica: Ao serem expostas a diferentes perspectivas, ideias e culturas
presentes nos textos, os estudantes desenvolvem o pensamento crítico, a
capacidade de análise e ampliam sua visão de mundo.
 Desenvolvimento Emocional e Social: Envolver-se com histórias e personagens
permite que as crianças explorem valores, ética, empatia e formas de resolução de
conflitos, facilitando a compreensão do mundo e das relações humanas.

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Para que a leitura seja um hábito prazeroso, o ambiente escolar precisa ser um espaço acolhedor e estimulante. O papel do educador é fundamental para acender a "chama" da curiosidade literária. Assim, destaca-se a importância de:
1. Rotina e Ambiente Acolhedor: Estabelecer um tempo diário dedicado à leitura, visto como momento de descontração e não avaliativo. Criar espaços de leitura na sala ou na biblioteca que sejam confortáveis e convidativos.
2. Liberdade de Escolha e Diversidade de Gêneros: Permitir que os alunos escolham os livros de seu interesse. Oferecer uma ampla variedade de gêneros literários (ficção, fantasia, aventura, poesia, jornais, tirinhas, etc.) para que descubram o que mais os agrada.
3. Modelo Leitor: Professores e responsáveis devem mostrar que também são leitores, lendo para e com os alunos, demonstrando o prazer da prática.

Algumas atividades Lúdicas para Incentivar e desenvolver a Leitura

O estímulo deve ir além da leitura silenciosa. As atividades lúdicas transformam o texto em experiência:
 Roda de Leitura Compartilhada: Onde o professor lê em voz alta ou as crianças leem trechos em sequência, discutindo a história, os personagens e o enredo. Isso
fomenta a oralidade e a interpretação em grupo.
 Teatro e Dramatização: Criar peças de teatro baseadas nos livros lidos. Os alunos
criam o roteiro, encenam e usam fantasias, tornando a experiência divertida e a
compreensão mais profunda.
 Livro da Turma: Os alunos são incentivados a criar suas próprias histórias em
grupos. Ao final, as histórias são reunidas em um "Livro da Turma", onde todos leem
a produção dos colegas.
 Ilustrando a História: Após a leitura, os alunos fazem desenhos ou outras formas de arte representando a história ou personagens. Essa atividade une interpretação e expressão artística.
 Clube de Leitura: Organizar encontros com um calendário de obras para serem lidas.

Promover debates, escritas de resenhas ou até mesmo a criação de cartas para os
personagens.

A criança que se torna leitora desde cedo desenvolve uma capacidade ímpar de
interpretar o mundo, construir seu próprio conhecimento e se tornar um cidadão crítico, participativo e preparado para os desafios da vida. O investimento na palavra escrita é o alicerce para uma educação transformadora. Nós, educadores somos os mediadores nesse processo tão importante na vida dos estudantes

Por: Liliana Maria Rizzotto; Lilian Olszewski; Leise Olszewski Pomagerski; Solange
Omizollo Mestura; Roseli Petkovicz Wilk; Simone Solutchak.