Saúde

A nostalgia e seus efeitos no corpo humano

Mas afinal, a nostalgia é diferente de saudade?

Por Redação Publicado em 13/05/2023 17:30 - Atualizado em 03/06/2024 11:50


A nostalgia é uma sensação que pode despertar saudades de momentos que pareciam ser muito prazerosos e que agora não são mais possíveis de se reviver. A sensação é comum na vida das pessoas e tem se tornado cada vez mais presente em filmes, conversas nas redes sociais ou em rodas de amigos. Mas afinal, a nostalgia é diferente de saudade? E que efeitos ela tem em nosso corpo?

De acordo com a psicoterapeuta Graça Leal, estudos realizados a partir do uso de ressonância magnética identificaram que há uma interação entre as vias da memória e a sensação de recompensa produzida no cérebro quando sentimos nostalgia. Ao contrário do que se defendia décadas atrás, a nostalgia libera hormônios que remetem à felicidade e à satisfação. É por isso que esse sentimento pode, na maioria das vezes, ser tão prazeroso e benéfico para a saúde humana.

Mas será que a nostalgia e a saudade são a mesma coisa? Segundo a psicoterapeuta, a nostalgia está relacionada a uma sensação de saudade de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal. É um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida. Já a saudade, segundo a psicóloga, é um sentimento de falta de algo que está distante e que pode ser revivido no futuro.

Com o mundo cada vez mais acelerado e cheio de desafios, a nostalgia tem se tornado uma válvula de escape para muitas pessoas. Buscar o passado, os bons momentos guardados na memória e as pessoas que passaram pela nossa vida traz conforto, aconchego e boas sensações que nos levam para um lugar de satisfação. Afinal, a nostalgia não está necessariamente ligada a uma lembrança ruim, mas, na maioria das vezes, nos remete a um momento feliz ou positivo de nossas vidas.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados