Cidade

Aberto o 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas

O acendimento da Chama Crioula, aconteceu na noite desta sexta-feira, 16 de setembro.

Por Ascom Prefeitura de Getúlio Vargas Publicado em 19/09/2022 10:32 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Com o acendimento da Chama Crioula, na noite desta sexta-feira, 16 de setembro, entrada das bandeiras de cada entidade acampada e a chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi aberto, oficialmente, o 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas. A pira foi acesa pelo patrono do AF, Osvaldo Antunes de Oliveira Filho.

A pira foi acesa pelo patrono do AF, Osvaldo Antunes de Oliveira Filho.

A solenidade contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; vice-prefeito Elgido Pasa e esposa Anelita Pasa; presidente da Câmara de Vereadores, Dinarte Afonso Tagliari Farias; Comandante da 3ª CIA da BM de Getúlio Vargas, Cap. Ailton Cesar Trindade; a Rainha do Município, Izadora Borgmann Frizzo; a Rainha e a Princesa da Melhor Idade de Getúlio Vargas, Ana Tonkiel e Santina Godini Gomes; a Princesa Regional da Melhor Idade, Leocádia Krasuski; o coordenador da 19º Região Tradicionalista, Aldair Menosso; secretários municipais; representantes dos piquetes e convidados.

Em seguida, foi tocado e cantado o Hino Nacional e os pronunciamentos: do Patrono Osvaldo Antunes de Oliveira Filho, da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto; do coordenador da 19ª Região Tradicionalista e do prefeito Mauricio Soligo.

Shows do Grupo Cantar Galponeiro e Jorge Guedes e Família abriram o 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas

O Grupo Cantar Galponeiro abriu a agenda de shows do Acampamento Farroupilha. Logo após a primeira música casais abriram a pista de dança e começaram o baile.

Grupo Cantar Galponeiro

O canto que brota do chão missioneiro floresceu no palco do AF. Jorge Guedes e Família subiram ao palco levando ao público uma das melhores apresentações da música missioneira e regional da atualidade. 

Jorge Guedes e Família

Nego Betão, Roda que Roda, Bagual de Corredor e Batendo Chicaca foram algumas das canções do repertório da família.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

No segundo dia do Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, 17 de setembro, teve apresentação artística do CTG Tropilha Crioula. Um espetáculo!

Apresentação do CTG Tropilha Crioula

E no domingo, 18 de setembro, foi a vez da apresentação do CTG Getúlio Vargas. Apresentações de dança e declamação de poesias. Um show!

Apresentação do CTG Getúlio Vargas.

MISSA CRIOULA

A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura Gaúcha, que se comemora, em Getúlio Vargas, com muita integração, shows nativistas, comida campeira, desfile e muita cultura, e termina 20 de setembro, em que se comemora o Dia do Gaúcho. Entre as várias atividades em comemoração à Semana Farroupilha, um dos pontos altos do evento foi a Missa Crioula realizada no início da noite deste domingo, 18 de setembro, no 12º Acampamento Farroupilha.

SHOWS

No sábado, 17, no 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas teve apresentação do grupo Os Reis do Fandango. Com a missão de levar o melhor da música regional gaúcha por onde passa, o grupo tem o intuito de não deixar morrer a autêntica música fandangueira, a verdadeira música de baile. Inspirados por seus ídolos como Os Bertussi, Os Serranos, Os Monarcas, Os Mirins entre outros que sempre cultivaram o amor pela boa música do Rio Grande.

Apresentação do grupo Os Reis do Fandango

Também no sábado, 17, também teve show dos Netos do Velho, um grupo de muito talento.

E a terceira noite do 12º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, domingo, 18 de setembro, encerrou com o show da dupla Marcus e Juan Vigolo, que agradou a todos.

Conteúdo relacionado