Agro

Abertura do curso Empreendedorismo para Juventude Rural reúne jovens, pais e lideranças do Alto Uruguai

O curso será ministrado em oito aulas, nos meses de abril e maio deste ano, nos dias 7, 14, 19 e 27 de abril e nos dias 5, 10 e 18 de maio, das 9h às 16h.

Por Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar Publicado em 16/03/2022 15:29 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Compartilhamento de sonhos, de desejo de felicidade, de esperança, de realizações, de permanecer na propriedade, de crescimento profissional e de ser empreendedor marcaram a abertura da 2ª edição do Curso de Empreendedorismo para Juventude Rural, que iniciou nesta terça-feira (15/03), em Erechim, no auditório do Colégio Agrícola Ângelo Emilio Grando. Os anseios foram relatados pelos jovens que, com seus pais, participaram de uma dinâmica, conduzida pela extensionista da Emater/RS-Ascar e coordenadora estadual de Juventude Rural, Clarice Vaz Emmel Bock, logo após a abertura do evento. Participam do curso 23 jovens de dez municípios da região do Alto Uruguai.

Após a apresentação dos jovens e de seus pais, que estavam acompanhados por extensionistas rurais dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar dos respectivos municípios, e da dinâmica, a programação prosseguiu com palestra sobre A evolução do Empreendedorismo Agro, ministrada pelo gerente da Agência de Agronegócios do Sicredi, Ademir Iorkoski. “O agronegócio traz oportunidades. O mundo precisa de alimentos”, enfatizou ao exemplificar os vários tipos de empreendimentos, desafios do produtor rural, como produzir mais com menos, o protagonismo do jovem rural. Também traçou um perfil do empreendedor, como persistência, comunicação, investimento, inovação, entre outros.

O curso será ministrado em oito aulas, nos meses de abril e maio deste ano, nos dias 7, 14, 19 e 27 de abril e nos dias 5, 10 e 18 de maio, das 9h às 16h. O conteúdo, teórico e prático, será trabalhado nos seguintes eixos temáticos: relações interpessoais, geracionais e familiares, sensibilização à gestão da propriedade rural e meio ambiente, segurança alimentar, bovinocultura de leite, recursos naturais – solo e água, além de fruticultura e secagem e armazenagem de grãos. Também integram a programação do curso um dia de campo regional e uma feira dos projetos produtivos elaborados pelos alunos. A realização do Curso de Empreendedorismo para Juventude Rural conta com as parcerias do Sicredi, Banrisul e Cresol.

Abertura 

O curso foi aberto com a participação do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello, da extensionista da Emater/RS-Ascar e coordenadora estadual de Juventude Rural, Clarice Vaz Emmel Bock, do coordenador regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Inidio Munari, do gerente da Agência de Agronegócios do Sicredi, Ademir Iorkoski, do Gerente de Agronegócios da Unidade de Expansão de Agronegócio do Banrisul, Douglas José Rigo, do diretor executivo da Cresol, Mauri Picoli, e da coordenadora do Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), Rosaine Baldissera.

Tonello cumprimentou os jovens, seus pais, as lideranças e os parceiros e destacou a importância do curso para fomentar a permanência dos jovens no meio rural e capacitá-los. “Para desenvolver o meio rural temos bons projetos, linhas de créditos e os desafios dos jovens”, ponderou Tonello. Clarice Bock destacou que o curso visa trazer aos jovens um novo olhar para o rural e se enxergar no rural. “O jovem tem um papel importante na construção do meio rural, por isso a Emater vem realizando estes cursos desde 2018, nos centros de treinamento. Os jovens aceitaram a proposta e os pais entenderam que esse curso pode trazer um diferencial para seus jovens”, avaliou.

O representante da Seapdr também parabenizou os jovens, seus pais e as lideranças e parcerias. “Todo o investimento focado na agricultura e também mantendo o jovem no campo é garantia de sucesso”, ressaltou, ao destacar as políticas públicas do Governo do Estado. “Aproveitem o curso e os investimentos”, aconselhou Munari.

Conteúdo relacionado