Educação

Acadêmicas de Enfermagem da URI orientam estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis

Atividade foi para os estudantes das turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Antônio Scussel, de Getúlio Vargas.

Por Secom URI Publicado em 10/06/2023 10:14 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

As acadêmicas do sétimo semestre do Curso de Enfermagem da URI, Ana Gabriele Bedendo, Bruna de Oliveira, Juliana Borges e Letícia Dalla Rosa, realizaram, no dia 17 de maio, uma intervenção para os estudantes das turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Antônio Scussel, de Getúlio Vargas. A iniciativa teve como objetivo informar e promover a saúde aos adolescentes, por meio de uma proposta interativa e inovadora a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Participaram do encontro 98 alunos das turmas de primeiro ano, que teve início com a simulação de uma "festa", com o intuito de levar uma melhor orientação aos jovens quanto ao contágio de ISTs nestes eventos ou em lugares que eles frequentam.

O propósito foi orientar de forma dinâmica e lúdica sobre a importância do uso de preservativo em todas as relações que eles tiverem em suas vidas. Segundo as acadêmicas, executar trabalhos de extensão como este propicia a elas perceber que o trabalho do enfermeiro é de extrema importância na vida destes adolescentes ao aproximar o conhecimento da sociedade.

A iniciativa foi elaborada dentro da disciplina do Projeto de Intervenção Profissional, com orientação das professoras Angela Maria Brustolin e Eliana Buss. A ação foi importante para promover a saúde em forma de orientação e informação acerca das ISTs aos estudantes, os quais pertencem a uma faixa etária onde há alta incidência de casos positivos, que podem ocorrer pela falta de informação.

Utilizando-se de recursos lúdicos e dinâmicos percebeu-se que os alunos sensibilizaram-se pelo tema e sanaram suas dúvidas com as acadêmicas. De acordo com a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Angela Maria Brustolin, “a experiência de ações de extensão com adolescentes escolares possibilita aos acadêmicos a ampliação de suas respectivas percepções sobre a temática da saúde dos adolescentes a partir de maior vivência prática. Por meio das ações de extensão na escola, os graduandos relatam a possibilidade de compreensão sobre as peculiaridades que envolvem a adolescência, a construção da postura profissional diante das ações empreendidas e o aprofundamento do conhecimento sobre os temas discutidos e as dinâmicas realizadas. Além disso, podem desenvolver competências e habilidades fundamentais na atenção à saúde integral de adolescentes, considerando os aspectos biológico, psicológico, sociocultural, espiritual e ético desses jovens”, destacou a coordenadora.

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