Educação

Acadêmicos da UFFS apresentam trabalhos em evento na Unipampa

Trabalhos serão publicados em anais do evento. Estudantes são bolsistas do Grupo Práxis, ligado ao Programa de Educação Tutorial (PET)

Por Assessoria UFFS Publicado em 09/05/2023 15:44 - Atualizado em 03/06/2024 11:50

Acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim participaram, entre os dias 4 e 6 de maio, do XXIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, realizado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Bagé. Os estudantes são bolsistas do Grupo Práxis, ligado ao Programa de Educação Tutorial (PET).

Os bolsistas Alex dos Santos, Cleiton Turski da Silva, Francis Felipetto, Guilherme José Schons, Jennifer Gama Silva e João Paulo Noara, juntamente com o professor tutor Reginaldo José de Souza, além de acompanharem palestras, mesas temáticas e oficinas, socializaram, em círculos dialógicos, trabalhos (nos formatos de carta pedagógica e resumo expandido) oriundos de reflexões a respeito das atividades do Programa e da participação dos discentes nas diferentes ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura no âmbito da UFFS.

Os trabalhos

Alex analisou, em seu resumo, como a compreensão da incompletude humana e da emoção pode influenciar a abordagem educacional – procurando pontos de encontro entre Freire e o filósofo francês existencialista Jean-Paul Sartre.

O trabalho do estudante Cleiton, em conjunto com o bolsista João Paulo de Almeida Farina, tratou de ações promovidas no ano anterior diante de pesquisas com o professor visitante Dirceu Benincá, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e que resultaram na promoção de um evento, aplicação de questionários em escolas e visita à Obra Santa Marta e à Associação de Recicladores Cidadãos Amigos da Natureza (ARCAN), no bairro Progresso, em Erechim.

Já Francis reflete, por meio de uma associação entre Freire e o marxismo, o papel dos professores para além da sala de aula. Tomando como base um documentário estudado em uma disciplina do curso de Licenciatura em Geografia, o bolsista questiona a presença das desigualdades na escola a partir da existência estrutural na sociedade.

Guilherme, em sua carta pedagógica, recorreu ao pensamento freireano para repercutir a sua experiência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do curso de História, que abrangeu atividades de observação no Ensino Fundamental de uma escola pública de Erechim. Ele faz o relato reflexivo de tal momento, bem como expõe inquietações pertinentes ao ensino de História – as quais associam o conceito de “pedagogia da pergunta” de Freire e Antonio Faundez à noção de “comunidade engajada de aprendizagem”, de bell hooks.

Jennifer buscou, em eixo temático relativo a direitos humanos, epistemologia feminista e educação para as relações étnico-raciais, propor um diálogo entre as ideias de Paulo Freire e a educação indígena diferenciada. Assim, apresenta – citando, por exemplo, Gersem Baniwa – a interculturalidade como chave para alternativas à educação bancária construída nos moldes ocidentais eurocêntricos.

O professor Reginaldo relacionou suas experiências na recente tutoria do PET às categorias “paisagem” e “fronteira” para pensar as vinculações entre educação, gênero e sexualidade. No texto, ele aborda questões presentes no evento Elos Híbridos, realizado em abril deste ano e disponível em https://youtu.be/mVkWJVGchAY.

Os trabalhos serão publicados em formato de capítulo de livro como anais do Fórum Paulo Freire. O evento, itinerante pelas universidades gaúchas, destina-se à reinvenção do pensamento do autor, bem como ao diálogo sobre questões e experiências associadas à educação popular. A UFFS já recebeu o evento em 2012 e 2020-2021.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados