Acadêmicos de Agronomia da URI transformam espaço em Horta Educativa para crianças em Erechim
Um espaço antes ocioso no Lar das Crianças Edir Bisognin Goelzer, em Erechim, foi transformado em uma horta educativa e social pelo projeto “Cultivar para Cuidar”, desenvolvido por acadêmicos de Agronomia da URI sob orientação dos professores Amito Teixeira e Raquel Lorensi.
Um espaço, antes ocioso no Lar das Crianças Edir Bisognin Goelzer, em Erechim, foi completamente transformado em um ambiente educativo, verde e acolhedor graças ao projeto “Cultivar para Cuidar: Horta Educativa e Social”. A iniciativa foi desenvolvida pelos acadêmicos do 4º semestre de Agronomia da URI, Maria Eduarda Fuzinatto e Guilherme Sadovnik, como parte da disciplina de Projeto Integrador IV, sob a orientação dos professores Amito José Teixeira e Raquel Paula Lorensi.

O objetivo central do projeto foi promover a educação para a sustentabilidade e contribuir para a formação cidadã e social de aproximadamente quarenta crianças e adolescentes acolhidos pela instituição. A proposta buscou ir além do plantio, estimulando valores como responsabilidade, empatia, cooperação e respeito ao meio ambiente por meio de uma experiência prática e contínua.
A execução foi realizada de forma colaborativa, envolvendo os acadêmicos, os orientadores, educadores e, principalmente, as crianças em todas as etapas. O trabalho incluiu desde o diagnóstico do solo e o preparo da área até o nivelamento, planejamento dos canteiros e a seleção criteriosa das espécies. Foram plantadas flores, hortaliças, temperos e chás, criando uma diversidade que enriquece o espaço. A estrutura da horta também recebeu cercamento e sombreamento, garantindo sua durabilidade.
Para assegurar a continuidade do projeto após a implantação, os acadêmicos elaboraram um manual ilustrado com orientações detalhadas sobre o cultivo e a manutenção das plantas. Esse material serve como um guia prático para que crianças e educadores possam dar sequência aos cuidados com a horta.

Como resultado, a área foi totalmente revitalizada, tornando-se uma ferramenta viva de aprendizado. A horta não só proporciona ganhos ambientais, mas também emocionais, fortalecendo o vínculo entre a instituição e seus participantes e servindo como um local de convivência e inclusão.
Os acadêmicos e orientadores agradeceram a todos que contribuíram com doações e apoio durante o desenvolvimento do projeto, reforçando a crença de que ações simples e colaborativas podem gerar grandes impactos sociais e ambientais.
A conclusão do trabalho evidencia que iniciativas guiadas pela sustentabilidade e pela educação têm o poder de gerar transformações significativas e duradouras, cultivando, no presente, um futuro mais consciente e solidário.
