Cidade
ACCIE recebe o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum
Em almoço-palestra, Brum apresentou medidas de estímulo ao setor empresarial.
Em evento restrito a empresários e com todos os protocolos sanitários respeitados, a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim recebeu para um almoço-palestra, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 27, no Pólo de Cultura, e foi prestigiado pelo prefeito Paulo Polis; pela presidente do Poder Legislativo, Ana Oliveira; e pelo Deputado Gilberto Capoani.
As boas-vindas aos presentes e ao palestrante foram feitas pelo presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, que falou da alegria em poder realizar novamente eventos com a presença de público, especialmente direcionado aos empresários associados.
Em sua fala, Brum discutiu o contexto econômico atual e as oportunidades de desenvolvimento para Erechim e região e apresentou os programas de apoio, linhas de crédito e financiamentos direcionados aos empreendedores de micro e pequenas empresas.
Os presentes puderam conhecer as iniciativas de modernização dos serviços públicos, ações do governo em 2021, novas legislações de fomento à economia, em que o Secretário explanou sobre o Fundopem, Proedi, Pró-Etanol, Marco Legal do Gás, Lei da Inovação, Nova tributação do aço, Decreto E-Commerce, Diferimento do ICMS do Milho e Auxílio Emergencial Gaúcho.
Em sua fala, Brum destacou os investimentos confirmados no RS em 2021 através da Sedec; o saldo positivo de abertura de novos negócios entre Janeiro e setembro: 117.902 novas empresas. Após, apresentou o programa de ações, que inclui a atualização da política industrial do Estado; o debate do papel do RS no novo cenário de veículos elétricos; e o incentivo à implementação do programa “Juro Zero”.
Para o secretário, a propagação dessas informações aos municípios deve ter grande importância na retomada do crescimento da economia no estado e tem como principal objetivo colaborar com os empreendedores gaúchos que foram duramente atingidos pela pandemia do novo coronavírus, além de incentivar novos investimentos no Estado.