Cidade
Acesso online já está disponível em 82,21% dos serviços públicos em Erechim
A transformação digital agora abrange todas as 12 secretarias municipais e representa uma mudança profunda na cultura e métodos de trabalho
O município de Erechim passa por uma significativa transformação digital, tornando-se mais inteligente, conectada, interativa e transparente. A modernização e desburocratização da gestão pública têm sido conduzidas pela Prefeitura de Erechim, por meio da iniciativa de Transformação Digital.
A iniciativa, agora na sua 4ª Onda, abrange todas as 12 secretarias municipais e representa uma mudança profunda na cultura e nos métodos de trabalho, promovendo uma abordagem mais ágil e eficiente na prestação de serviços públicos à população. Coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, com a colaboração do Gabinete de Transformação Digital e do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, a transformação envolve secretários, servidores e a Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).
Cidade mais inteligente, conectada e sustentável
O líder do Executivo Municipal, Paulo Polis, destaca que a Transformação Digital trouxe à cidade uma atmosfera mais inteligente, conectada, interativa e transparente. Além disso, a modernização resultou em uma gestão mais sustentável, com uma redução significativa no uso de papel, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Já o vice-prefeito, Flavio Tirello, ressalta a evolução notável nos processos municipais. Em 2023, 82,21% das solicitações, abrangendo 369 tipos de processos, foram realizadas de forma digital, marcando um avanço considerável em relação aos anos anteriores.
Setores beneficiados pela Transformação Digital
A iniciativa também impactou setores específicos, como saúde, cultura, assistência social, educação, meio ambiente, desenvolvimento econômico, planejamento, obras, gestão e governança, fazenda e agricultura.
Na área da saúde, a digitalização trouxe a implantação de um sistema em nuvem, reduzindo o uso de papel nos encaminhamentos de consultas especializadas. Na cultura, a Biblioteca foi atualizada, eliminando a necessidade de carteirinhas físicas para retirada de livros. Na assistência social, um portal multilíngue foi disponibilizado para migrantes solicitarem documentos e acompanharem vagas de trabalho.
Na educação, os estudantes agora têm acesso à robótica educativa, sistemas digitais para matrículas e rematrículas, e um aplicativo para consulta de notas, faltas e avisos. A Secretaria de Meio Ambiente tornou-se completamente digital, enquanto a Fazenda implementou o IPTU Digital e pagamento via PIX, reduzindo custos e simplificando o processo.
A Transformação Digital em Erechim não se limitou apenas à área urbana; ela estendeu-se à agricultura, levando internet para 34 comunidades rurais, promovendo o acesso à tecnologia e conhecimento.
A gestão e governança são coordenadas pela Secretaria de Gestão e Governança, que realiza reuniões semanais para medir e avaliar a evolução da informatização dos serviços públicos. Erechim tornou-se um exemplo de como a Transformação Digital pode impulsionar a eficiência e a acessibilidade nos serviços públicos, proporcionando benefícios tangíveis à comunidade.