Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Ações marcam Outubro Rosa na região do Alto Uruguai

A Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Erechim e dos Escritórios Municipais, promoveu e participou com entidades parceiras de diversos eventos que marcam o Outubro Rosa na região do Alto Uruguai

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
29/10/2021 21:31 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater/RS-Ascar, através do Escritório Regional de Erechim e dos Escritórios Municipais, promoveu e participou com entidades parceiras de diversos eventos que marcam o Outubro Rosa na região do Alto Uruguai, com ações de prevenção e conscientização ao combate do câncer de mama.

Em Charrua a Prefeitura, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizou na terça-feira (26/10) atividades na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Nesta ação, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar colaborou com o evento prestando orientações sobre o uso correto das plantas medicinais como promotoras de saúde. Também foi distribuído e explicado sobre a elaboração e benefícios do sal temperado, usando condimentos e plantas nutracêuticas a fim de fortalecer o sistema imunológico através de uma alimentação saudável usando plantas como alho, salvia, manjericão, alecrim, tomilho, açafrão, entre outros. Mais de cem mulheres passaram pelo local e receberam orientações diversas sobre saúde preventiva, autocuidado e saúde da mulher.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Em Gaurama, a programação foi desenvolvida durante todo o mês, nos clubes de mães São Pedro, São Roque, São Marcos, Linha Nove, Alto Caçador, Linha Tonello, Linha 2 Baliza, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) com o envolvimento de mais de cem mulheres. Entre as ações, foi proporcionada a realização de exames preventivos de mama pela UBS. Os encontros foram animados com música, levando diversão e cultura nas tardes das programações. Elas também receberam lenços rosas e lanches. A promoção envolveu as secretarias de Assistência Social, da Saúde, o Centro Referência e Assistência Social (CRAS) e Emater/RS-Ascar.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Na quarta-feira (27/10) houve eventos em três municípios. Em Jacutinga, foi realizada a 3ª Feira Rosa da Saúde, na Praça Germano Sitta, promovida pelas secretarias da Saúde e Assistência Social, visando promover o cuidado com a saúde física e mental das mulheres. Durante a programação foram realizadas diversas oficinas voltadas ao público alvo, com espaço para promover o empreendedorismo feminino no município, tanto do meio urbano como do meio rural. 

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Em Cruzaltense, as ações ocorreram com a blitz do Outubro Rosa na entrada da cidade. Foram distribuídos folderes informativos e educativos com a participação de secretarias municipais e entidades.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Em Faxinalzinho, a atividade aconteceu na Praça da Matriz, com promoção da Secretaria da Assistência Social e apoio de outras secretarias e entidades. A ação contou a distribuição de material informativo e realização de autoexame.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Também houve programação em Benjamim Constant do Sul durante o mês de outubro com palestras para oito grupos de mulheres urbanas, rurais e indígenas, com temas voltados à autoestima, autocuidado e alimentação saudável. As mulheres participantes receberam flores e rizoma de açafrão para uso ou cultivo, numa promoção das secretarias Social e da Saúde.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE