Cidade
Aedes do Bem: Vereador solicita implantação de projeto que controla proliferação do mosquito
Juares Bernardi (PSB) solicita ao Poder Executivo que analise a possibilidade de viabilizar esta iniciativa no município, já que nos últimos anos muitos casos, sobretudo de dengue, foram registrados.
Na última segunda-feira (28), durante o período do expediente político da 28ª sessão ordinária do ano, o vereador Juares Bernardi (PSB) apresentou o projeto Aedes do Bem, desenvolvido por uma empresa de biotecnologia e que tem como principal finalidade o controle da proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, febre amarela, zika e chikungunya. O parlamentar solicita ao Poder Executivo que analise a possibilidade de viabilizar esta iniciativa no município, já que nos últimos anos muitos casos, sobretudo de dengue, foram registrados.
Bernardi ressalta que se trata de um método eficaz e que não utiliza qualquer tipo de química agressiva ao meio ambiente, sendo inofensivo para pessoas e animais de estimação, já que age especificamente no controle do aedes aegypti da seguinte forma: mosquitos machos com DNA alterado são liberados no ambiente urbano, e procuram ativamente as fêmeas, que são as responsáveis pela transmissão das doenças citadas, uma vez que somente elas se alimentam de sangue humano. Desse cruzamento, prevalecem outros machos com as características alteradas, resultando em uma redução significativa de mosquitos fêmeas na natureza.
O parlamentar ressalta ainda que a técnica, originária na Universidade de Oxford, no Reino Unido, tem seu uso reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem sido utilizada em diversas cidades do mundo com resultados expressivos.