Aeromédico do SAMU realiza missão para repatriamento de paciente catarinense
A equipe que saiu de Joaçaba para buscar um paciente de 36 anos, que estava internado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Ele sofreu um acidente automobilístico há 11 meses.
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio do aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros percorreu grandes distâncias para repatriamento de um paciente catarinense.
A equipe que saiu de Joaçaba percorreu aproximadamente 6 mil quilômetros em dois dias, entre 11 e 12 de dezembro para buscar um paciente de 36 anos, que estava internado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Ele sofreu um acidente automobilístico há 11 meses.
Após receber alta, apresentar quadro estável e condições de transporte, o paciente foi repatriado e levado para Lages, em Santa Catarina, onde vai receber os cuidados necessários e passar o Natal ao lado da família.
“Este serviço além de proporcionar um retorno ágil do paciente ao nosso Estado, favorece e facilita o vínculo com seus familiares, fator de grande importância para uma boa recuperação”, considera Marcos Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência.