CONTRABANDO

Aeronave com carga de celulares avaliada em R$ 3 milhões é apreendida em SC

No avião os fiscais da Receita Federal encontraram 571 aparelhos celulares sem registro de importação.

Por Redação AU Publicado em 20/10/2025 15:03 - Atualizado em 20/10/2025 21:53

Uma aeronave de pequeno porte foi apreendida na manhã desta segunda-feira (20), no Aeroporto Costa Esmeralda, em Porto Belo (SC), transportando 571 celulares avaliados em mais de R$ 3 milhões. O voo havia decolado de Foz do Iguaçu (PR) e não possuía documentação regular de importação.

A apreensão foi realizada por volta das 9h, durante uma operação de fiscalização da Receita Federal, por meio das Equipes de Repressão ao Contrabando e Descaminho. O avião, modelo monomotor RV-10, foi abordado ao tentar ser empurrado para dentro de um galpão, com a ajuda de um veículo estacionado em frente ao hangar.

Reprodução/Receita Federal

Prisões em flagrante

O piloto, de 58 anos, e o ajudante, de 34, ambos naturais do Paraná, foram presos em flagrante por descaminho. Segundo a Receita Federal, o piloto já havia sido preso anteriormente em São Paulo pelo transporte irregular de eletrônicos.

Os dois suspeitos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal em Florianópolis. Suas identidades não foram divulgadas, e não foi possível localizar a defesa até o momento.

Bens apreendidos


Além da aeronave e da carga de celulares, o veículo utilizado durante a operação também foi apreendido. A Receita Federal seguirá com a investigação para apurar a origem e o destino dos produtos.

Termos relacionados