Saúde
Agência dos EUA aprova reforço da Janssen para adultos, dois meses após a primeira dose
FDA autorizou americanos que receberam imunizante a tomar mais uma dose a partir de dois meses da primeira aplicação.
O Comitê Científico do FDA (Food and Drug Administration – agência reguladora dos Estados Unidos) autorizou, nesta sexta-feira, a aplicação da dose de reforço para todas os norte-americanos, acima dos 18 anos, que receberam a vacina contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson. O imunizante deve ser dado a partir de dois meses da primeira dose.
A vacina é ministrada em dose única. Porém, no fim do mês passado, a farmacêutica apresentou resultados de um estudo mostrando que uma segunda aplicação, dada cerca de dois meses após a primeira, aumentou a proteção de 70% para 94%.
Essa é a primeira autorização nos Estados Unidos de dose extra de proteção contra a Covid-19 aprovada para maiores de 18 anos. Até então, a Pfizer e a Moderna só foram autorizadas para idosos e pessoas com problemas no sistema imune.
A Pfizer chegou a pedir à FDA a ampliação para todas as pessoas com mais de 16 anos, mas a agência reguladora decidiu limitar o alcance da autorização alegando que as evidências mostraram que o reforço é benéfico para os mais velhos e para as pessoas expostas a maior risco.
Mais de 15 milhões de americanos receberam esse imunizante, de acordo com os dados mais recentes do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA.
Brasil
Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 4,78 milhões de brasileiros receberam a Janssen. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não recebeu, até o momento, nenhum pedido do laboratório para analisar a aplicação de uma dose de reforço do imunizante.