Agentes de Saúde e Endemias participam de capacitação em primeiros socorros em Erechim
Atividade faz parte do curso “Mais Saúde com Agente” e visa fortalecer a atuação comunitária e a resposta em situações de emergência
Na última semana, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) participaram de uma capacitação em primeiros socorros, realizada no salão da UBS Atlântico, em Erechim. A atividade integra o curso técnico “Mais Saúde com Agente”, voltado à qualificação dos profissionais que atuam junto à população, promovendo maior integração entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Coordenados pelas enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde, os encontros de formação ocorrem semanalmente. Nesta edição, os participantes revisaram conteúdos como manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), técnicas de desengasgo em adultos e crianças, contenção de hemorragias, entre outros cuidados essenciais em emergências. A capacitação contou com aulas teóricas e práticas, com simulações em manequins.

A formação foi conduzida pelos enfermeiros Michel Artur Hagers e Cristian Quadros, da empresa Listo Emergências Médicas de Erechim, especialistas em urgência, emergência e primeiros socorros. Para os instrutores, a tarde de aprendizado foi altamente produtiva, considerando o papel fundamental dos agentes junto às comunidades.

O secretário de Saúde, Vianei Mueller, destacou a importância da iniciativa. “Essa formação garante mais segurança tanto para os profissionais quanto para a comunidade. Capacitar nossos agentes significa preparar a rede de saúde para agir de forma rápida e eficaz em situações que podem salvar vidas”, afirmou.
Além de reforçar conhecimentos técnicos, o encontro proporcionou troca de experiências entre os participantes. As enfermeiras responsáveis pelo programa ressaltaram que a disseminação de saberes em primeiros socorros é fundamental, especialmente considerando a proximidade dos agentes com a população e sua função estratégica na orientação e promoção da saúde nas comunidades.
Fotos: SMS PME