AGER autua Aegea/Corsan por falhas no abastecimento de água em Erechim

Valor das autuações feitas pela Agência Reguladora passa de R$ 88.000,00 mil reais.

Por Comunicação PME Publicado em 24/10/2025 14:55 - Atualizado em 24/10/2025 14:58

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) notificou, nesta quarta-feira (22), a empresa responsável pelo abastecimento de água em Erechim, Aegea/Corsan, após constatar falhas graves no fornecimento do serviço durante os últimos meses. Seguidamente a cidade enfrenta interrupções no abastecimento por períodos superiores a seis horas, causando transtornos à população.

A AGER identificou cinco infrações graves: a falta de comunicação imediata à agência sobre as interrupções no abastecimento, a ineficácia das ações previstas no Plano de Contingência e Emergência do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Erechim, falha em garantir o fornecimento de água durante os dias críticos, fornecimento de água com alteração do parâmetro na cor em virtude das interrupções (água suja) e ausência de equipamentos reserva para substituição imediata em situações de emergência. Como resultado, a empresa recebeu cinco autuações multas no valor de R$ 88.333,32.

O Diretor Presidente Interino da AGER, Edgar Radeski, destacou que a agência está sempre empenhada em acompanhar as necessidades da população e garantir o cumprimento das obrigações por parte da concessionária. “Estamos atentos às demandas da população e ao que a concessionária deve executar em nossa cidade para garantir um abastecimento de água eficiente e contínuo. Infelizmente, neste caso, tivemos falhas graves que não podem ser toleradas”, afirmou.

De acordo com a AGER, a empresa não cumpriu com as obrigações contratuais e regulatórias, deixando de informar adequadamente sobre os problemas e de adotar medidas eficazes para minimizar os impactos à população. A agência reforçou que a falta de água por períodos prolongados é inaceitável e que medidas rigorosas serão tomadas para garantir a qualidade e a continuidade do serviço.

Para reclamações com problemas no abastecimento, entre em contato com a Aegea/Corsan no 0800 646 6444 ou WhatsApp (51) 99704-6644, exigindo imediatamente o protocolo de atendimento. A AGER também está disponível para auxiliar pelo telefone (54) 3321-6501, WhatsApp (54) 99149-3554 ou e-mail ager@erechim.rs.gov.br tendo em mãos o protocolo fornecido pela Aegea/Corsan. A autarquia está localizada na Rua Pedro Alvares Cabral, 876 – Centro.

Fotos: Arquivo Comunicação PME