PREVISÃO DO TEMPO
Agosto começa com sol e calor, mas mês promete instabilidades no RS
Primeiro dia do mês terá manhã fria e tarde quente; agosto é conhecido por extremos no clima.
Nesta sexta-feira, 1º de agosto, o sol predomina em todo o Rio Grande do Sul, com aumento de nuvens nas regiões Oeste e Sul. O dia começa com temperaturas mais baixas, mas o calor retorna à tarde, com máximas que podem chegar aos 30ºC em cidades dos vales e do Noroeste, segundo a MetSul Meteorologia.
Agosto marca o último mês do inverno climático, ainda que a estação só termine oficialmente em setembro. Com médias históricas mais altas que junho e julho, o mês já apresenta características da primavera e costuma registrar extremos climáticos, como fortes enchentes e nevadas históricas — com destaque para os eventos de 1965, 1984 e 2013 no Sul do Brasil.
Agosto deve ter clima variado e risco de temporais no RS
A previsão para agosto no Rio Grande do Sul indica chuvas irregulares: enquanto algumas regiões devem terminar o mês com precipitação acima da média, outras podem registrar índices abaixo do normal. O Noroeste gaúcho tende a concentrar os maiores volumes, com possibilidade de chuvas pontuais intensas.
A variabilidade térmica será uma das marcas do mês, com dias frios intercalados com períodos de calor. Segundo a MetSul Meteorologia, não são esperados grandes desvios nas médias e a maioria das cidades deve registrar temperaturas próximas ou acima da média histórica, sem repetir o frio intenso de junho e julho.
Com o aumento da variação entre massas de ar frio e quente, aumenta também o risco de temporais, com destaque para granizo, vendavais e a possibilidade de ciclones extratropicais que, embora formados no litoral da Argentina e Uruguai, podem afetar o RS com ventos fortes.