Agricultores da região assinam adesão a programas do Plano Safra RS em ato realizado em Erechim

Iniciativa fortalece a agricultura familiar, o cooperativismo e amplia o apoio produtivo a associações e cooperativas

Por Comunicação PME Publicado em 29/01/2026 15:48 - Atualizado em 29/01/2026 15:53

Erechim foi sede, nesta quarta-feira (29), de um importante ato para o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural no Rio Grande do Sul. No Polo de Cultura da ACCIE, agricultores de municípios da regional participaram da assinatura da Declaração de Enquadramento do Programa Plano Safra RS – Bônus Mais Leite e do Termo de Compromisso do Projeto de Fomento Produtivo às Associações e Cooperativas.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, do secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski e foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Vilson Covatti, e reuniu produtores beneficiados, lideranças políticas e representantes de entidades do setor. O momento marcou oficialmente o ingresso de agricultores e organizações em políticas públicas voltadas ao aumento da produção, geração de renda e fortalecimento do cooperativismo.

Entre os contemplados, estão as cooperativas Cooperfamilia e Cecafes, de Erechim, incluídas no Projeto Camponês de apoio produtivo às cooperativas da agricultura familiar.

Segundo o secretário Vilson Covatti, os programas representam investimento direto em quem produz alimento e movimenta a economia dos municípios. “Estamos levando incentivo para a base da produção rural, que é a agricultura familiar. O Bônus Mais Leite estimula a cadeia leiteira, enquanto o fomento às cooperativas garante estrutura, organização e renda para as famílias. É desenvolvimento regional com inclusão produtiva”, destacou.

O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, ressaltou a importância de o município sediar um ato regional com impacto direto nas comunidades do campo. “Erechim tem uma agricultura familiar forte, organizada e que faz a diferença na economia local. Receber esse ato reforça o nosso compromisso em apoiar o produtor rural, fortalecer as cooperativas e garantir que as políticas públicas cheguem a quem realmente precisa”, afirmou.

Também estiveram presentes o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, o secretário de Assistência Social, Micael Kasmirski, além de vereadores e lideranças políticas regionais.

A assinatura dos documentos simboliza um passo concreto na ampliação das políticas de incentivo à produção rural, promovendo mais segurança econômica às famílias agricultoras e impulsionando o desenvolvimento sustentável da região.

Fotos: Karine Heller – Comunicação PME e Vitor Trombeta – GVP PME