Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Agricultores de Centenário participam de Tarde de Campo sobre armazenagem de grãos

A atividade teve como objetivo difundir a armazenagem na propriedade e as técnicas de manejo do grão visando reduzir as perdas.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
03/09/2021 14:09 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um grupo de 12 agricultores familiares que possuem silos secadores e outros com interesse em construir participaram da Tarde de Campo promovida pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Centenário, nesta quinta-feira (02/09), sediada na propriedade do produtor Gilberto Ostrowski. A atividade teve como objetivo difundir a armazenagem na propriedade e as técnicas de manejo do grão visando reduzir as perdas.

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

As orientações técnicas foram repassadas pelos extensionistas Carlos Alberto Angonese, agrônomo do Escritório Regional de Erechim, e Leandro Kubiak, do Escritório Municipal de Centenário. O extensionista Kubiak ressaltou que Centenário já possui 15 famílias que armazenam um total de 10 mil sacas de grãos na propriedade a partir de projetos elaborados pela da Emater/RS-Ascar e que isso representa um incremento de no mínimo R$ 50.000 ao ano a mais nas mãos dos agricultores. Ele observou ainda que o município de Centenário tem um potencial muito grande de ampliação no número de famílias com condições de armazenar grãos, “Temos 100 famílias que produzem leite, dependem de ração e poderiam ter na armazenagem do milho na propriedade uma melhora significativa na qualidade dessas rações e por consequência no desempenho do criatório”.

Carlos Angonese levantou a possibilidade de a Prefeitura elaborar um programa municipal de incentivo à armazenagem de grãos na propriedade, visando apoiar ainda mais a atividade no município, uma vez que já participa com as terraplanagens para as novas instalações. O extensionista destacou as vantagens de armazenar grãos na propriedade e enfocou dois pontos primordiais no manejo de grãos em silos secadores: o manejo de aeração para a secagem e o manejo de aeração para conservação dos grãos. Ele também orientou sobre as práticas de manejo integrado de pragas ou MIP-grãos. Angonese salienta que o trabalho realizado em Centenário faz parte da proposta regional que já abrange mais de 600 famílias na região administrativa do Escritório Regional de Emater/RS-Ascar de Erechim e armazena mais de 1,1 milhão sacas de grãos na propriedade.

Segundo o proprietário da unidade armazenadora, Gilberto Ostrowski, onde o grupo acompanhou a tarde de campo, o investimento na armazenagem deveria ter sido feito antes. Para seu filho Jefferson, depois da armazenagem na propriedade houve uma redução significativa de problemas reprodutivos no rebanho. O produtor Adelar Pawelkiewicz reforça que a qualidade dos grãos é muito importante na alimentação animal, na sua propriedade, somente a troca de fornecedor de ração incrementou significativamente a produção de leite.

Estiveram presentes na abertura o prefeito Genoir Marcos Florek e o secretário municipal de agricultura Adair Preczewski. O prefeito elogiou a iniciativa da Emater/RS-Ascar e lembrou da construção da primeira unidade armazenadora no município, quando ainda era secretário de Agricultura.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE