Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Agricultores de Gaurama participam de formação sobre tecnologias de pulverização

O objetivo foi capacitar os agricultores na adoção de práticas adequadas para a correta aplicação de herbicidas hormonais e manejo dos equipamentos de pulverização

Assessoria Prefeitura de Gaurama
por  Assessoria Prefeitura de Gaurama
18/05/2022 15:22 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Nos meses de abril e maio, quarenta agricultores de Gaurama tiveram a oportunidade de aperfeiçoar e se qualificar sobre tecnologias de pulverização, especialmente a aplicação de herbicidas hormonais. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), juntamente com a Cooperativa Alfa e Prefeitura Municipal.

O objetivo foi capacitar os agricultores na adoção de práticas adequadas para a correta aplicação de herbicidas hormonais e manejo dos equipamentos de pulverização. O curso teve duração de 16 horas, contou com atividades teóricas e práticas, na Câmara Municipal de Vereadores de Gaurama e no parque de máquinas da Prefeitura Municipal de Gaurama, respectivamente, e foi ministrado por equipe técnica da Emater e Cooperalfa, tendo a participação de Marco Antonio Bongiovann, Engenheiro Agrônomo responsável pelo projeto Aplicação Legal Cooperalfa.

Foram abordados temas como tecnologia de aplicação, tipos de pontas de pulverização, tamanho da gota, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), regulagem e manutenção de pulverizadores, posicionamento dos herbicidas hormonais e detalhamento de instruções normativas vigentes.

Conforme o Extensionista rural da Emater de Gaurama Teilor Schmidt, as normas vigentes exigem mais rigor e segurança no processo. "O uso de herbicidas hormonais é permitido e sua utilização se dá, principalmente durante o pré-plantio de diversas culturas, para controle de plantas infestantes de folha larga. A aplicação é segura quando respeita normas técnicas, mas quando usada sem preparo ou displicentemente pode gerar deriva do produto e causar grandes prejuízos às culturas atingidas. A intenção é reduzir os impactos ambientais e danos às culturas sensíveis, como no caso da fruticultura e dos hortigranjeiros, pois isso pode implicar em processos judiciais", ressalta.

Para Marcio Celupi gerente da Alfa de Gaurama essa certificação é de suma importância pois permite ao produtor manter a possibilidade de uso dos defensivos hormonais, pois trata-se de uma boa ferramenta de manejo de ervas daninhas resistentes a outros princípio ativos.

O curso será obrigatório a partir de 01/06/2022, para atender às instruções normativas que estabelecem regras de comercialização, uso e aplicação de herbicidas hormonais no RS. Com a capacitação, os produtores podem se cadastrar junto à Seapdr para a aplicação de herbicidas hormonais.

Este é o segundo curso que acontece no Município de Gaurama, sendo o anterior, realizado na comunidade de Linha 4 Juventude nos dias 26 e 27 de Abril. Duas novas capacitações estão sendo programadas para a segunda quinzena de Maio e primeira quinzena de Junho. A expectativa é de que pelo menos 130 agricultores participem destas capacitações de 16 horas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE