Cidade
Agroindústria de Severiano de Almeida recebe certificado de inclusão no PEAF
Casa Mariê Laticínios, recebeu a certificação na sexta-feira (12), durante a 10ª edição da Feira da Indústria, Comércio, Cultura, Agricultura e Artesanato de Severiano de Almeida (Exposeva).
A Emater/RS-Ascar fez a entrega do certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) à agroindústria Casa Mariê Laticínios, na sexta-feira (12/04), durante a 10ª edição da Feira da Indústria, Comércio, Cultura, Agricultura e Artesanato de Severiano de Almeida (Exposeva).
O ato de entrega do certificado ocorreu no Pavilhão da Agroindústria, onde a agroindústria participava pela primeira vez da feira, que teve início na quinta-feira (11/04) e encerrou no domingo (14/04). Participaram do ato o vice-prefeito, Jair Kammler, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Valmor Lazzarin, o gerente regional adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Andre Gazzoni, o extensionista do Escritório Municipal da Instituição em Severiano de Almeida, Genuir Denega, e o médico veterinário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Lucini.
O certificado foi recebido pela produtora Maria Elena Benincá Klein, que agradeceu em nome da família e disse estar muito feliz com a conquista. A agroindústria produz queijos, mas segundo ela, a ideia é ampliar a produção para outros produtos derivados de leite, além de conquistar novos mercados. “Já estamos encaminhando a documentação para obtermos o certificado junto ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf)”, destaca. A produtora agradeceu a Emater/RS-Ascar, que participou do processo desde o início, a Prefeitura responsável por conceder o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), primeiro passo para adesão ao PEAF, e a todas as pessoas que ajudaram no processo.
No empreendimento, a produção é realizada pelo casal Adelar e Maria Elena, juntamente com as filhas Evelin e Emelin. A família conduz a atividade leiteira usada na produção de, em média, 20 peças diárias de queijos. Maria Elena contou que a família se prepara para participar da feira regional –Frinape – que acontecerá em novembro deste ano em Erechim.
As lideranças parabenizaram a família e destacaram a importância da agroindústria na contribuição econômica e social para o município, para geração de renda e sucessão familiar. Esta é a sétima agroindústria de Severiano de Almeida a contar com adesão no PEAF.