Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

Alerta da Defesa Civil de SC para temporais com risco de vendavais

Defesa Civil alerta para risco alto de ocorrências associadas às chuvas volumosas, como alagamentos e enxurradas.

NDMais
por  NDMais
23/03/2022 20:05 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Alerta emitido pela Defesa Civil estadual prevê que entre esta quinta-feira (24) e a sexta-feira (25), o deslocamento de um sistema frontal associado a um ciclone em formação no Uruguai, favorece a ocorrência de temporais em Santa Catarina.

O fenômeno deve vir acompanhado de raios e eventual queda de granizo. Esses eventos iniciam já na madrugada e manhã desta quinta no Oeste e Meio-Oeste e se deslocam para as demais áreas do Estado entre a tarde e a noite.

A previsão indica que há risco de tempestades – chuva torrencial, granizo, raios e vendaval -nas regiões Oeste e Meio-Oeste. Nesta terça-feira (23), uma forte tempestade causou estragos na Capital do Paraguai, Assunção.

Aviso divulgado pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), aponta que, nessas duas regiões de Santa Catarina, há chance de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h.

Podem ocorrer danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e transtornos no transporte rodoviário.

A Defesa Civil alerta para o risco alto de ocorrências associadas às chuvas volumosas, como alagamentos e enxurradas, na área em laranja do mapa abaixo.

Nas demais regiões, onde o céu fica parcialmente nublado com abafamento e probabilidade de pancadas de chuva com trovoadas, o risco é moderado.

De acordo com a meteorologista Cátia Braga, do INMET, esses eventos são comuns nesta época do ano. O outono iniciou no último domingo (20).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE