Santa Catarina

Alerta vermelho: Defesa Civil de SC alerta para fortes chuvas em parte do oeste catarinense

Bombeiros auxiliam moradores ilhados por conta das fortes chuvas nesta segunda-feira em alguns municípios

Por Redação Publicado em 10/10/2022 14:29 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu pouco depois do meio-dia desta segunda-feira (10), um aviso meteorológico que coloca em alerta vermelho todo o Extremo Oeste e parte do Oeste e Meio Oeste do estado.

Na segunda e na terça-feira (11), o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica, aliado a frente fria, ajuda a intensificar as chuvas na região. Elas podem vir por momentos com forte intensidade, podendo acumular entre 70 e 150 milímetros até o fim da noite de terça.

Há um risco muito alto de alagamentos, deslizamentos de terra e enxurradas em grande parte do Oeste. Ocorrências dese tipo já estão sendo registradas pela Defesa Civil desde o início da manhã de segunda.

Bombeiros auxiliam moradores ilhados por conta das fortes chuvas no Oeste

O Corpo de Bombeiros, com auxilio da Defesa Civil, já está trabalhando no atendimento de resgate de moradores ilhados por conta das fortes chuvas, na manhã desta segunda-feira, dia 10, em diversos municípios.

Em São Lourenço do Oeste, conforme a corporação, diversos locais no interior e na cidade ficaram alagados, chegando a atingir residências, causando riscos e a possibilidade de desabamento.


As equipes pedem para que as pessoas mantenham a atenção em suas casas durante o período de chuvas fortes, podendo acionar a corporação através do número de emergência 193.

Bombeiros também estão realizando atendimentos em São Domingos e Ponte Serrada.

Um relatório da Defesa Civil já mostra diversos municípios com problemas relacionados a chuva no oeste catarinense. Entre eles, Galvão, Ipuaçu, Abelardo Luz, Ouro Verde, São Domingos. 

A Gerência de Monitoramento Hidrológico segue acompanhando as bacias do Rio do Peixe, Rio Canoas, Alto Vale do Itajaí, além das regiões de cabeceiras dos rios Chapecó, Irani e Jacutinga.

“Indica-se a possibilidade dos principais rios atingirem níveis de observação para inundação, principalmente no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e parte do Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí”, consta em nota divulgada nesta segunda.

*Com informações do Clic RDC, Oeste Mais, Rádio Atual

Conteúdo relacionado