Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

Alto Uruguai Catarinense é classificado como área gravíssima do Coronavírus

A partir de agora a região passa a correr o risco de ter restrições devido ao decreto Estadual.

Rádio Rural
por  Rádio Rural
29/07/2020 18:21 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Governo do Estado de Santa Catarina emitiu, na tarde desta quarta-feira, um alerta confirmando que a área do Alto Uruguai Catarinense passa a fazer parte da região com potencial Gravíssimo para o Coronavírus.

Até agora, os municípios da AMAUC estavam classificados com risco grave, mas devido ao número de elevado de internações na CTI do Hospital São Francisco, (15 conforme o boletim desta terça), usando os critérios com as demais regiões, a Central de Operações de Emergência em Saúde – COES, mudou esta classificação.

A partir da Portaria SES no. 464 de 03 de Julho de 2020 ficou instituído o Programa de Descentralização e Regionalização das Ações de Combate à COVID-19 em Santa Catarina. O monitoramento realizado a partir de dados regionais apontam que a região está classificado com Risco Potencial Gravíssimo (vide http://www.coronavirus.sc.gov.... >Apoio à Decisão para acompanhamento).

A Avaliação leva em consideração quatro dimensões de prioridade, que ganham as mesmas classificações de risco. Abaixo se identifica quais delas são mais importantes na atuação imediata.

Segundo o comunicado, a região tem a necessidade de empenhar-se na ativação dos leitos de UTI cujos equipamentos foram destinados aos hospitais locais, ampliar a capacidade das vigilâncias epidemiológicas e serviços de saúde em identificar casos suspeitos e rastrear seus contatos com o intuito de testá-los e isolá-los, e, principalmente, atuar na promoção de isolamento social como medida para minimizar o Risco Potencial da região.

A nota ainda destaca que ações promotoras de isolamento social impactam em redução do contágio imediato mas refletem-se em redução no número de internados em somente daqui 2 a 3 semanas. Por isto, é preciso tomá-las imediatamente, uma vez que o número atual de casos e seu consequente número de casos graves registrados se aproximam da capacidade TOTAL de atendimento em Unidades de Terapia Intensiva na sua região.

Nas últimas horas os prefeitos da AMAUC se reuniram e encaminharam ofício ao governador Carlos Moisés pedindo cautela na classificação, já que Concórdia está com a UTI superlotada devido aos pacientes transferidos de outras cidades do Estado.

Apesar dos casos confirmados diariamente em Concórdia as autoridades de saúde acreditam que o Município está em uma condição estável. Acreditam inclusive que a fase mais grave da doença já tenha passado pela região da AMAUC.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE