Alunos da Escola da URI têm ótimos resultados na redação do ENEM

Com um valor significativo na pontuação final, a prova escrita não apenas mensura a capacidade de o candidato se expressar em linguagem formal, mas também avalia seu pensamento crítico e sua habilidade de argumentação.

Por Ascom URI Publicado em 17/03/2025 15:25 - Atualizado em 17/03/2025 15:30

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos componentes mais cruciais da avaliação, exercendo um papel fundamental na formação acadêmica e profissional dos estudantes brasileiros. Com um valor significativo na pontuação final, a prova escrita não apenas mensura a capacidade de o candidato se expressar em linguagem formal, mas também avalia seu pensamento crítico e sua habilidade de argumentação.

Uma das principais características da redação do ENEM é a proposta de temática relacionada a questões sociais, culturais ou ambientais, desafiando os alunos a refletirem sobre problemas contemporâneos. Essa abordagem estimula a consciência crítica, essencial para a formação de cidadãos participativos e conscientes de seu papel na sociedade. Ao elaborar uma redação, os candidatos devem construir um texto dissertativo-argumentativo, apresentando uma tese e fundamentando-a com argumentos consistentes e coerentes, além de uma proposta de intervenção viável.

Elisa Salomoni Müllich, Fernanda Forceliini Domingues, Dâmaris Domingos Tapia e Manuela Luisa Pillotto alcançaram 920 pontos

Esse desafio é foco da Escola de Educação Básica da URI Erechim, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Neste ano, foram excelentes os resultados de treineiros que estavam cursando, no ano passado, quando fizeram a prova, o 1º e 2º anos do Ensino Médio. 

O ENEM 2024 teve como tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil', no qual muitos dos alunos da Escola da URI obtiveram notas altas, acima de 800 pontos.

Ana Clara Tizziani Machado, Nathália Baú e Ana Clara Poletto obtiveram 940 pontos

Estes foram os resultados alcançados pelas alunas que estavam no 1º ano do Ensino Médio quando realizaram a prova: Heloísa Onofre e Cecília Kunrath Luzardo (900 pontos); Ana Carolina de Oliveira dos Santos (880 pontos); Fernanda Romani Paraboni e Francini Dagostini Dutra (840 pontos); e Luiza Romani Paraboni (820 pontos).

Já os alunos que estavam no 2º ano do Ensino Médio quando realizaram a prova obtiveram os seguintes desempenhos: Ana Clara Tizziani Machado, Nathália Baú e Ana Clara Poletto (940 pontos); Fernanda Forcellini Domingues, Dâmaris Domingos Tapia, Elisa Salomoni Müllich e Manuela Luisa Pillotto (920 pontos); Rafaela Delazari Dias, Sofia de Paula Machado Muradás e Maria Eduarda Mingotti Frainer (900 pontos); Bianca Dalla Vecchia e Eloísa Moretto Fernandes (880 pontos); Rafael Zucchi Boschetti, Rafaela Vitória Joris e Maria Clara Dalla Costa Grzybowski (860 pontos); Hadassa Martim, Eduarda Daniel, Caroline Goulart Chaves e Rafaela Pokojeski Langoski (840 pontos); e Bernardo Zogbi Ferrasso (820 pontos).