Rio Grande do Sul
Alunos de Aratiba participam de viagem de estudos
Estidantes dos 3°, 4º e 5º anos da Escola Castro Alves, 4º e 5º anos da Escola São Roque e do 4º ano da Escola Aratiba foram conhecer a cidade de Ametista do Sul.
A Prefeitura de Aratiba, através da Secretaria da Educação oportunizou os alunos das Escolas de Aratiba a viagens de estudos durante o mês de setembro. Alunos dos 3°, 4º e 5º anos da Escola Castro Alves, 4º e 5º anos da Escola São Roque e do 4º ano da Escola Aratiba foram conhecer a cidade de Ametista do Sul.
Conhecida como a capital mundial da pedra ametista, o município leva esse nome por causa das atividades envolvendo essa pedra preciosa.
Os alunos puderam acompanhar passeios por galerias subterrâneas, conhecendo a técnica de retirada da pedra.
Já estudantes do 3º Ano da Escola Aratiba tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Entomológico Fritz Plaumann, situado no interior da cidade de Seara, em Santa Catarina.
O museu contém cerca de 80 mil exemplares de 17 mil espécies diferentes de insetos, das quais 1.500 foram descobertas pelo próprio Fritz Plaumann.
A maioria foi coletada durante as incursões de Plaumann na região do Alto Uruguai. Além do material biológico, o museu expõe os equipamentos, objetos pessoais, cartas, comendas, condecorações, fotos e vários objetos pessoais do entomólogo.
Os estudantes do 6º ano A e B, da Escola Municipal Aratiba visitaram o município de Mata, Rio Grande Do Sul, conhecida como “cidade da pedra que foi madeira”. Mata é uma terra de grande importância turística e científica.
Esse apelido se deve a grande quantidade de fósseis de madeira petrificada espalhados pela cidade e zona rural.
Foi visitado o Museu Padre Daniel Cargnin, o Jardim Paleobotânico reserva delimitado do Brasil em quantidade de fósseis preservados, na praça Martimiano Eggres Da Costa, construída em 1986, está localizado o maior tronco fóssil do Município.