Alunos do Ensino Médio da Escola da URI têm ótimo desempenho na Redação do ENEM

Alunos do Terceirão 2024/2025, que concluíram o Ensino Médio no final de 2024, obtiveram notas acima de 900 pontos.

Por Ascom URI Publicado em 20/01/2025 15:29 - Atualizado em 20/01/2025 15:37

Escrever... comunicar-se por escrito. Um desafio para muitos. Tão importante. Tão necessário e, ao mesmo tempo, tão difícil... A arte de escrever é como uma plantinha que precisa ser regada com doses generosas de leitura, de dedicação, de talento... de amor pelas palavras. Mas a Escola de Educação Básica da URI tem se empenhado para que todos os alunos tenham um contato constante com a escrita, seja nas aulas específicas de Redação ou nas demais.

No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitos foram os destaques positivos. Entre eles, alunos do Terceirão 2024/2025, que concluíram o Ensino Médio no final de 2024, obtiveram notas acima de 900 pontos:

Julia Piccoli Ghisleni (960 pontos);

Maria Eduarda Kiedis (940 pontos);

Eduarda Fiorini Kammler, Arthur Gonçalves Spagnol e Mateus Henrique Pavan (920 pontos); e

Antonella Bortolassi Claudino (900 pontos).

Maria Eduarda Kiedis frisou que "durante o Ensino Médio, minha escrita passou por uma grande evolução. No começo, eu escrevia de forma simples e desorganizada, mas, com o tempo, aprendi a estruturar melhor meus textos, especialmente as dissertações argumentativas. Minhas professoras de Redação, Luiza Boezzio Greff e Viviane Forcellini Domingues, foram essenciais nesse processo, me ensinando a organizar as ideias e a melhorar a coesão dos meus textos. Um agradecimento especial a elas, pois fazem parte dessa nota”. A preparação para o ENEM, diz Maria Eduarda, “foi um dos momentos mais desafiadores, porém, ao ver o tema da redação “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, mantive a calma pois já tinha um certo conhecimento histórico sobre o tema. Ao receber essa nota fiquei feliz com minha evolução e que tudo, no final, valeu a pena."

Eduarda Fiorini Kammler declarou: "Começar a escrever redações para mim foi muito difícil, pois vim de uma base escolar fraca. A URI, assim como a melhor professora de redação, Luiza Boezzio Greff, tiveram muita influência nessa nota, sempre me ajudando a melhorar gradativamente."

Antonella Bortolassi Claudino disse: "Sempre fui apaixonada pela leitura e pela escrita, desde muito pequena. Minha mãe sempre me incentivava comprando livros e me apoiando na minha caminhada. Quando as aulas de redação se iniciaram no nono ano, foi como se portas tivessem sido abertas. Eu, que sempre gostei de ler, pude colocar em prática minha paixão através dos textos, e foi assim até o terceiro ano. Nunca vou esquecer os professores maravilhosos que me ajudaram ao longo dessa trajetória. É de extrema realização para mim, ter conseguido essa nota pelo segundo ano consecutivo."