Cidade
AMAU envia pedido ao Comitê Regional para flexibilizar uso de máscaras em ambientes abertos
O presidente da AMAU afirma que o atual cenário, o avanço da vacinação na região e a queda no número de internações permitem a análise desta flexibilização
O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU reuniu-se ordinariamente nesta quinta-feira, 10, para avaliar o cenário da epidemia regional na R16 e a solicitação da Diretoria da AMAU para a flexibilização do uso de máscara em ambientes abertos e ao ar livre nos municípios da região, assim como o encaminhamento desta demanda ao Comitê de Crise do Governo do Estado. O ofício nº 021/2022, de 8 de março, também parabenizou o Comitê pelo brilhante trabalho que vem desempenhando na condução do processo pandêmico em nossa Região, exemplo para todo o Estado.
Segundo o presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas Mauricio Soligo, frente à atual situação, onde vários municípios no país estão questionando o uso de máscara e pelas dificuldades em manter o controle e a fiscalização nas ruas, a Diretoria da AMAU decidiu fazer esta solicitação ao Comitê Regional e ao Comitê de Crise do Estado. Ele acredita que com base nesta solicitação outras irão se somar.
Soligo afirma que o atual cenário, o avanço da vacinação na região e a queda no número de internações permitem a análise desta flexibilização. “Assim manteremos nosso protagonismo na boa condução de ações frente à Covid19”, concluiu.
INDICADORES
Segundo os indicadores oficiais do Sistema 3As, do Governo do Estado e da Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), os números continuam positivos, com redução dos casos ativos, internações e óbitos, o que remete o cenário a uma classificação de promissor.
De acordo com os últimos dados, o número de casos ativos declinou de 1.858 (04/02) para 445 (09/03), o que demonstra claramente que o desenho da curva epidemiológica de casos ativos é descrente e vem ao encontro do Estado que retirou o alerta das 21 regiões de saúde, mediante fatos e números.
DELIBERAÇÕES
Face ao novo cenário pandêmico o colegiado regional deliberou por alterar a metodologia de elaboração dos mapas regionais, com os dados sistematizados pelos 34 municípios, que atualmente são realizados na periodicidade de três vezes por semana desde março de 2020: segunda, quarta e sexta-feira.
Com a mudança a R16 vai elaborar os mapas regionais em duas oportunidades, terça e quinta-feira, com os mesmos indicadores que são alvo de monitoramento desde o início da epidemia regional, para continuar monitorando e avaliando o cenário regional.
Também deliberou, por solicitação da AMAU, o envio de documentação fundamentada em indicadores ao Gabinete de Crise/RS, na qual solicita avaliação técnica para flexibilização do uso de máscara em ambientes abertos e ao ar livre. Tal documentação será fundamentada nos indicadores regionais e estaduais, como casos ativos, internações hospitalares e crescimento da campanha de imunização, que para o público acima de 18 está em 92.1% de cobertura vacinal, segundo dados do Sistema 3As.
Para Jackson Arpini, membro do Comitê, o cenário pandêmico, desde o seu nascedouro, se apresenta em capítulos ou episódios. “Atualmente estamos vivenciando um cenário positivo subsidiado por indicadores oficiais, o que nos possibilita propor alterações nos protocolos, como é o caso do uso da máscara em ambientes abertos. Estamos migrando, caso não tenhamos nenhum contratempo, para um período de normalidade, com retomada de todas as atividades próprias de uma sociedade”.