Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

AMAU incentiva desenvolvimento do turismo no Alto Uruguai

Através de aumento no repasse mensal de valores ao Escritório Regional de Turismo, prefeitos estimulam o fortalecimento do segmento no Norte do RS.

Salus Loch/Assessoria AMAU
por  Salus Loch/Assessoria AMAU
25/08/2021 18:57 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Reconhecendo o potencial e a capacidade de geração de renda do setor turístico do Norte Gaúcho, os municípios do Alto Uruguai decidiram ampliar a parceria entre a AMAU e o Escritório Regional de Turismo. O fortalecimento da aproximação se dá com o aumento do valor repassado pela Associação, que, desde março de 2020, auxilia o Escritório com R$ 3 mil/mês, montante, que, agora, chega a R$ 10 mil/mês, durante um período de 12 meses.

Conforme o presidente da AMAU, Paulo Polis, o momento é determinante para a retomada das atividades econômicas e, principalmente, do turismo, segmento que, depois de ser fortemente prejudicado pela pandemia, apresenta indicativos animadores, conforme estudos que apontam o crescimento do chamado ‘turismo local’, favorecendo o Alto Uruguai.

Divulgação/AMAU

Além disso, Polis, em visita ao Escritório na manhã desta quarta-feira, 25, pontuou o trabalho desenvolvido, com destaque à recém-fundada Cooperativa Regional de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho (CoopTurismo), e sua operadora, instrumentos fundamentais para alavancar o setor. “Chegamos a um ponto decisivo do processo de profissionalização do turismo no Alto Uruguai, com possibilidade de ganhos importantes a diferentes segmentos e comunidades. Por isso, os prefeitos entenderam, de forma unânime, que era hora de reforçarmos a parceria com o Escritório, e assim foi feito, com a perspectiva de que a estrutura se torne autossustentável em breve. Acompanharemos de perto os resultados, somando forças nesta caminhada”, pontua o presidente.

Conforme os representantes do Escritório Regional, os recursos da AMAU darão sustentação à entidade até que a CoopTurismo solidifique a operadora, fortalecendo a comercialização do turismo regional. “A parceria dos municípios dá tranquilidade para realizarmos o trabalho, cobrindo custos básicos, como despesas de deslocamento, materiais de expediente, recursos humanos”, observa Júlio Brancher, secretário executivo do Credenor, que completa: “mais do que os valores, contudo, a iniciativa da AMAU indica que o turismo está na pauta do desenvolvimento regional e, com isso, todos saem ganhando”, frisa.

Você sabia?

O Escritório Regional de Turismo da Região Termas e Lagos é o braço operacional e executivo do Fórum Regional de Turismo, dando suporte a órgãos governamentais e iniciativa privada no segmento turístico do Alto Uruguai. O Escritório é administrado em parceria com o CREDENOR, URI Erechim e Municípios (AMAU e CIRAU).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE