Cidade
AMAU preocupada com a nova Reforma Tributária que pode retirar recursos dos municípios
Presidente Marcelo Arruda e comitiva do Alto Uruguai participam da Assembleia de Verão da Famurs em Xangri-Lá.
A Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), está presente na Assembleia de Verão da Famurs, que acontece em Xangri-Lá, no litoral norte.
Da região estrão presentes o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, Josiel Griseli (prefeito de Ponte Preta), Claudimir Paniz (prefeito de São Valentim); Maurício Soligo (prefeito de Getúlio Vargas), Joarez Sandri (prefeito de Cruzaltense), Beto Bordin (prefeito de Jacutinga), Vannei Mafissoni (prefeito de Marcelino Ramos), Orlei Giaretta (prefeito de Floriano Peixoto), Cassio José Kolcente (vice-prefeito de Centenário) e Élsio Carlos Valduga (vice-prefeito de Ponte Preta), entre outros servidores públicos e primeiras-damas.
O tradicional evento reuniu autoridades de todo o RS - em torno de 700 pessoas - entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores municipais, vereadores e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O governador Eduardo Leite foi um dos palestrantes na terça-feira (14), e como tema falou sobre o relacionamento dos gestores municipais com o Estado do Rio Grande do Sul, quando antecipou edital de fomento a eventos municipais no valor de R$ 30 milhões. Leite antecipou a criação de uma nova sistemática de acompanhamento dos convênios com os municípios.
Na presença de centenas de prefeitos, Leite afirmou que quer governar nesse segundo mandato ampliando a parceria com os municípios. “Iremos lançar novas rodadas do Avançar, mas eu preciso também da parceria dos municípios, com algumas exigências para tornar o município apto a receber por convênios recursos do Estado”, pontuou.
O presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, afirma que a associação se posicionou preocupada com a Reforma Tributária que em breve será analisa pelo Congresso Nacional: “da maneira que está colocada, pode retirar recursos dos municípios e concentrar ainda mais o bolo orçamentário na União. Estaremos juntos com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Famurs na Marcha em Brasília no fim deste mês, reforçando a importância dos municípios, que cuidam da saúde, educação e infraestrutura dos meios urbano e rural”.
A Assembleia de Verão da Famurs, está sendo uma oportunidade para os gestores dialogarem e adquirem conhecimento em relevantes pautas, para fortalecimento do municipalismo gaúcho.