Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

AMAU realiza assembleia para debater contratos com a Corsan e conhecer os indicadores do HST

A Assembleia Geral da Associação de Municípios do Alto Uruguai realizada nesta segunda-feira, 28 de março contou com presença expressiva de prefeitos.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
30/03/2022 15:25 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Assembleia Geral da Associação de Municípios do Alto Uruguai realizada nesta segunda-feira, 28 de março, liderada pelo seu presidente, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, contou com presença expressiva de prefeitos.

A AGO foi realizada na sede da entidade, e entre os temas da pauta estava o termo aditivo ao contrato da Corsan que alguns municípios devem assinar até este dia 31 de março. O assunto foi explanado tecnicamente pelo assessor jurídico da entidade, Marcos Gritti, que reforçou que o novo contrato exige a fixação de metas visando a universalização progressiva dos serviços de saneamento básico de modo a garantir que até 31 de dezembro de 2033, o atendimento de 99% da população com água potável e 90% da população com coleta e tratamento de esgoto. Gritti, com base na Lei Federal nº 14.026/20, citou as cláusulas essenciais que devem constar do contrato, no caso do aditivo. O assessor jurídico abordou ainda a questão do piso salarial dos professores, sanando dúvidas do colegiado de prefeitos.

HOSPITAL SANTA TEREZINHA

Outro tema da pauta foi a apresentação de indicadores e proposta de reajuste de coparticipação dos municípios com o Santa Terezinha. A explanação foi feita pelo diretor Executivo do Hospital, Jackson Arpini, que apresentou os indicadores, como números de internações, procedimentos cirúrgicos, atendimentos em pronto-socorro, hemodiálise, oncologia e quimioterapia, entre outros, mostrando os percentuais comparativos de atendimentos de Erechim e da região da AMAU. Arpini também mostrou as despesas/investimentos extra-orçamento para este ano, as receitas e despesas, o déficit anual e mensal e trouxe para apreciação de todos o percentual de reajuste. Contribuiu com as informações o diretor Administrativo, Márcio Pires. Os prefeitos decidiram avaliar a proposta e deliberarem em nova assembleia.

O encontro de prefeitos ainda contou com uma breve prestação de contas dos recursos recebidos na região para a área do turismo, apresentada pelo representante do Escritório Regional do Turismo, Júlio Brancher, e pelo presidente da Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho Ltda., Valmor Bandiera.

AUDIÊNCIA NA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

O presidente da AMAU, Mauricio Soligo, estará na tarde desta quarta-feira, 30, a partir das 15h30min, no Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do RS, para tratar de tema sobre a nova lei que estabelece algumas flexibilizações em relação às áreas próximas a rios e córregos, que poderá consolidar situações já existentes em diversos municípios.

Acompanham o presidente e prefeito de Getúlio Vargas, os prefeitos de Aratiba, Gilberto Luiz Hendges, de Ponte Preta, Josiel Griseli, e de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni. Eles serão recebidos pelo Diretor Geral da SEMA, José Nosvitz, e pelo Diretor do Departamento de Biodiversidade da SEMA, Diego Melo. A reunião deverá contar com um representante da Fepam.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE