Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

AMAU recebe testes de antígeno para reforçar as ações contra covid-19

Testes serão distribuídos, a partir desta quarta-feira, 14, à todos os município-alvo de monitoramento.

Salus Loch/Assessoria AMAU
por  Salus Loch/Assessoria AMAU
14/04/2021 14:20 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou a aquisição de testes de antígeno - os chamados 'testes rápido' - para serem distribuídos, a partir desta quarta-feira, 14, a todos os município-alvo de monitoramento.

O colegiado vem monitorando os 34 municípios da R16, através da Plataforma Regional de Monitoramento, que permite realizar várias avaliações e a tomada de decisões, a partir do levantamento dos indicadores, atualizados três vezes por semana.

Fundo de Reserva Regional

A compra foi viabilizada graças à constituição do Fundo de Reserva Regional de combate ao Coronavírus, mediante o repasse financeiro das comarcas de Erechim, Gaurama e São Valentim. Os valores, que foram depositados em contas específicas, possibilitaram a realização de um rol de ações como aquisição de testes rápidos, insumos, equipamentos de proteção individual, termômetros, repasse aos hospitais com alas covid, material informativo e a realização de companhas de sensibilização e conscientização da população.

Agora, face ao novo cenário, foram adquiridos Testes Imunonocromatográfico Covid-19 Ag, com o propósito de agilizar o diagnóstico e, a partir da confirmação, adotar os protocolos recomendados, para evitar a disseminação do vírus.

A compra segue a mesma metodologia de trabalho das aquisições anteriores, sendo repassados integralmente para os municípios da região e no sentido que a ação seja articulada, integrada e regionalizada, com respostas mais efetivas.

Reforço na prevenção e enfrentamento

Conforme o presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, os indicadores regionais apontam sinais de desaceleração da curva epidemiológica de casos ativos, mas é preciso manter e reforçar as ações de prevenção e enfrentamento à pandemia, e os testes adquiridos são fundamentais para isso.

O membro do Comitê de Atenção ao Coronavírus da AMAU, Jackson Arpini, observa que os testes são mais um aliado dos serviços de saúde na elucidação diagnóstica, considerando que a região tem utilizado vários testes como rápidos, RT-PCR, antígeno e convênios com laboratórios.

Saiba mais

O teste rápido covid-19 antígeno deve ser realizado até o 7º dia do início dos sintomas da doença, preferencialmente até o 5º dia, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente por um médico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE