Cidade
AMAU representada no evento de início das obras da ponte entre Campinas do Sul e Ronda Alta
O contrato do início da obra foi assinado pelo prefeito de Campinas do Sul, Paulo Sérgio Battisti, e o prefeito de Ronda Alta, Marcos Beux.
O vice-presidente da AMAU (Associação de Municípios do Alto Uruguai), o prefeito de Benjamin Constant do Sul Nilton José Valentini, participou da solenidade que marcou o início das obras da ponte que liga o município de Campinas do Sul a Ronda Alta, realizada no dia 25, em Campinas do Sul, beneficiando direta e indiretamente cerca de 130 cidades, com uma população estimada em 1,5 milhão de habitantes.
A ponte entre os dois municípios é esperada há 50 anos pela população. A estrutura que existia anteriormente ficou submersa com a construção da barragem da Usina Hidrelétrica de Passo Fundo, inaugurada em 1973. O lago existente no local separou duas regiões, deixando-as dependente de uma balsa ou aumentando o tempo do trajeto por via terrestre.
O contrato do início da obra foi assinado pelo prefeito de Campinas do Sul, Paulo Sérgio Battisti, e o prefeito de Ronda Alta, Marcos Beux. Estiveram presentes autoridades dos municípios da região que serão beneficiados com a obra, deputados estaduais e prefeitos da AMAU: de Jacutinga, Beto Bordin; de Centenário, Genoir Marcos Florek, o Neninho; de Cruzaltense, Joarez Luis Sandri; de São Valentim, Claudimir Paniz; e o vice-prefeito de Paulo Bento, Vandeir Valerio Kalinovski. A obra será realizada pela empresa Traçado e vai custar aproximadamente R$ 23 milhões. A responsabilidade da construção é de Campinas do Sul e o investimento é do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
REINTEGRAÇÃO DO NORTE GAÚCHO
A obra foi uma das pautas do movimento Reintegração do Norte Gaúcho que busca unir as regiões Norte e Nordeste por meio de obras de infraestrutura. Para o prefeito de Campinas do Sul, esse foi um trabalho realizado por várias mãos em cerca de meio século. Agora, inicia uma nova e importante etapa de desenvolvimento para a região: a construção da ponte sobre a Barragem do Rio Passo Fundo vai unir os povos e ser o caminho do desenvolvimento para Campinas do Sul e Ronda Alta.
A PONTE
A ponte vai ser construída sobre 18 pilares e vai ter 210 metros de extensão e 10 metros de largura, entre pista de rodagem e acostamento. Além disso, a ponte compreende 400 metros de asfalto, sendo 200 metros no sentido Campinas do Sul a Ronda Alta e outros 200 metros no sentido contrário.