Cidade
Amauc busca decreto de emergência de todos os municípios da região
O transporte de água é a atividade emergencial mais frequente feita pelas prefeituras. Também tem a ajuda com a demanda da cilagem.
O presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense concedeu entrevista em um programa da rádio Rural de Concórdia, na manhã desta quinta-feira(30) com o tema estiagem. Marcelo Baldissera, que é prefeito de Ipira, lembrou que os municípios pequenos são os mais afetados, pois dependem do campo. O transporte de água é a atividade emergencial mais frequente feita pelas prefeituras. Também tem a ajuda com a demanda da cilagem.
Sobre decretos de Situação de Emergência, a Amauc busca que todos os associados façam o encaminhamento. "A partir disso facilita a captação de recursos", diz o presidente. Seara e Lindóia do Sul já decretaram. Arvoredo(não é mais da Amauc) é outro município próximo que assinou.
Quanto a região de Ipira e Piratuba o Rio do Peixe está secando rapidamente(foto). "É ele que abastece as cidades e também onde é feita a busca emergencial da água", cita Baldissera que reforça: "a paisagem está feia".
Quanto ao turismo, por ora, a estiagem não afeta diretamente o segmento.