ANIVERSÁRIO
Amigos da Alegria, com sorriso e amor, transformam vidas há 12 anos
As comemorações de aniversário de 12 anos da Associação Amigos da Alegria de Erechim serão concentradas neste sábado (05/10), mas é desde o dia 2 de outubro que o grupo festeja a sua fundação como bem recorda o presidente emérito, Rovilio Collet, quando nessa data, em 2012, começava a germinar em terra fértil uma semente com “a ideia de trabalhar, de forma voluntária, nos hospitais”. A motivação veio de um encontro informal em São Paulo entre os Doutores da Alegria e os erechinenses Dulce Maria Caldart Reato (in memoriam) e o próprio Rovilio, que explica:
“O sonho foi lançado na mente subconsciente e, nessa caminhada, transformado em feliz realidade. Hoje, já produz as melhores emoções de amor, alegria, paz, harmonia, luz, carinho, força, recuperação e cura entre seus componentes. Hoje, somos ‘Amigos da Alegria irradiando esperança em todos os corações’, um lema que nos impulsiona em prosseguir, cada dia, nessa missão de ajudar, alegrar, escutar, atender, servir e doar-se ao outro. Parabéns a cada voluntário por ter aceito o convite de se integrar ao grupo. Obrigado à diretoria por tanto que vem fazendo para deixar cada um conectado e fundido nos propósitos do grupo.”
E é justamente a atual presidente dos Amigos da Alegria, Ana Elise Santin Biason, presente no grupo desde a fundação, que compartilha a emoção de rever o tanto que foi realizado nesse período. “Podem ser até poucas pelo tempo, dentro das nossas limitações como associação, mas atingimos muitos objetivos. Então, festejar 12 anos, pra mim, é um privilégio, uma alegria, que dá uma satisfação imensa e muito orgulho”, comenta Ana. Entre os tantos momentos memoráveis vividos em intensos 12 anos, com ações realizadas duas vezes ao mês em clínicas e hospitais, a presidente recorda o depoimento de uma pessoa em especial, acolhida durante uma das visitas: “vocês não imaginam os rastros de alegria, de esperança e de amor que deixam ao passar pelos hospitais”.
Quem ajuda a deixar essa marca são voluntários como Rosangela Fatima Pedott Cornelio, há 10 anos no grupo e atual secretária, que também celebra com muito orgulho esse aniversário e a base de toda a história: “esses 12 anos são uma prova viva de que a união de pessoas com o mesmo propósito, idealizado e concretizado pela Dulce em conjunto com o Rovilio e a Ana Elise, pode gerar impactos duradouros e inspirar muitos outros a se unirem a essa causa tão nobre”.
As comemorações em 5 de outubro
O aniversário de 12 anos será festejado neste sábado (05/10) com oficina de magia e almoço comemorativo. A partir das 8h30, Jeferson Prates, mágico e ventriloquista (artista capaz de produzir sons vocais sem mover os lábios) que trabalha com público adulto e infantil, irá ensinar técnicas de ilusionismo para aperfeiçoar o caminho que leva os voluntários até o contato com os pacientes e familiares durante as visitas - em grande parte “envolvidos em muita tristeza e dor por estarem fechados num hospital”, explica Ana. E Jeferson complementa: “o trabalho dos Amigos é necessário, porque fazer uma pessoa sorrir, fazer uma pessoa se sentir feliz, também contribui na cura”.
Será mais uma formação, confirma a presidente, “que poderá ser adaptada à realidade da palhaçaria hospitalar, ao levar um pouco dessa magia e despertando para um mundo diferente. Esperamos que todos os voluntários participem das atividades deste sábado, entre oficina de magia e almoço comemorativo, para fortalecer inclusive espiritualmente e emocionalmente cada um, visando o nosso intuito de voluntariado. Afinal, fazemos tudo com muito amor e carinho, dedicando o nosso tempo ao outro para levar alegria”. O sorriso, acrescenta Rosangela, se torna uma ferramenta de transformação e, a alegria, de conexão com o próximo:
“Há 10 anos mergulhei nesse mundo e cada experiência, entre erros e acertos, foi uma oportunidade de aprendizado. A alegria que distribuímos retorna multiplicada, traz consigo a sensação de dever cumprido e a certeza de que estamos fazendo a diferença na vida das pessoas. Crescemos como indivíduos, desenvolvemos laços e habilidades que nos tornam mais empáticos. O comprometimento que dedicamos à associação fortalece nossos valores de solidariedade e generosidade. Cada momento investido, cada sorriso compartilhado, fortalece a missão de transformar com alegria e iluminar o caminho daqueles que mais precisam. Que venham muitos mais anos de alegria e comprometimento, pois a nossa missão de espalhar sorrisos, música e muita alegria está longe de terminar!”