ERECHIM
Amigos da Alegria: grupo é aprovado em edital e obtém auxílio financeiro inédito
O ano de 2024 está sendo concluído com novidades para os Amigos da Alegria de Erechim, o que dá ainda mais estímulo para continuar a missão que já completou 12 anos na cidade
O ano de 2024 está sendo concluído com novidades para os Amigos da Alegria de Erechim, o que dá ainda mais estímulo para continuar a missão que já completou 12 anos na cidade. Além da eleição da nova diretoria para o biênio 2025/2026, a associação foi aprovada em um dos editais municipais de fomento à cultura e, pela primeira vez na história do grupo, é premiada com auxílio financeiro público para investir no aperfeiçoamento dos voluntários.
Aprovação no projeto Cultura Viva
O reconhecimento veio através da concessão de suporte financeiro do Edital Cultura Viva da Prefeitura Municipal de Erechim (edital de chamamento público Nº 04/2024), que premia 15 projetos, iniciativas, atividades ou ações de Pontos e Pontões de Cultura nos termos da Política Nacional de Cultura Viva. “A gente se sente muito honrado e gratificado pelo êxito que obtivemos. Certamente a associação irá cada vez mais se fortalecer para que as ações sejam mais eficazes e intensas na certeza de que fazer o bem sempre faz bem”, afirmou a atual presidente, Ana Elise Santin Biason. O auxílio é de R$ 11.852,22 para cada entidade para aplicação ao longo de 5 anos. Os recursos deverão custear as atividades de aperfeiçoamento dos voluntários dos Amigos da Alegria, ainda sob análise da nova diretoria.
A nova diretoria para o biênio 2025/2026
A eleição dos novos representantes foi realizada em 30 de novembro com leitura de convocação em primeira e segunda chamada. A nova diretoria para os próximos dois anos é composta por: Janete Fatima Faggion Dei Agnoli, presidente; Ana Elise Santin Biason, vice-presidente; Rosangela Fatima Pedott Cornelio, secretária, que neste ano completou 10 anos como voluntária; Nádia Teresinha Federle, tesoureira; e Arildes Perera, Eliane Cybulski Stachelski, Genocy Fátima Wittcisnki Regalin no conselho fiscal.
A presidente Janete faz parte dos Amigos da Alegria há 9 anos. Casada e com dois filhos, é formada em Letras, já atuou como bancária, é terapeuta especializada em várias técnicas, como a Yoga do Riso, pois é professora formadora de Líderes de Yoga do Riso desde 2022: “treinar a alegria é o meu maior objetivo, pois ela é o termômetro do caminho certo”, comentou ela. Janete falou da importância da continuidade da mesma diretoria, apenas com troca de posições: “a gente precisa manter a organização e o desafio continuará sendo de todo o grupo, porque a gente ama muito o que faz. E eu resolvi me pôr a serviço e fazer o máximo que eu puder para que essa família permaneça unida, saudável e alegre, por maior tempo possível, porque, além da gente precisar emanar esse amor, tem muita gente que precisa receber”.
Já Ana Elise, que se despede da presidência, agora encara novamente o desafio como vice, num percurso contínuo de apoio aos Amigos Alegria nestes 12 anos: “eu sempre estive na equipe da coordenação do grupo, desde a sua fundação - com a Dulce como minha eterna incentivadora - mas nunca tinha almejado cargos maiores. Até que passei a ser secretária, em dois mandatos; depois fui vice-presidente nos mandatos do Rovilio (Collet, hoje presidente emérito); e presidente no último biênio, numa caminhada de aprendizado incrível, além do crescimento pessoal e do grupo que foi fundamental para o êxito que tivemos com a premiação do Cultura Viva, por exemplo. Formamos uma equipe de diretoria coesa, cúmplice da nossa missão que é transformar com alegria. Muita gratidão a todos e, em especial à minha vice Eliane (Cybulski). Neste mandato, então, como vice-presidente da Janete, me comprometo a encarar novamente o cargo para auxiliar no que for preciso”.
No dia da eleição também foi feita a prestação de contas e apresentado o relatório das atividades de 2024: 23 ações em hospitais e clínicas junto aos pacientes e cuidadores, reuniões sobre o estudo do Regimento Interno, promoção da “Pizzada Beneficente”, festas temáticas e do aniversário dos 12 anos, além de oficinas - tanto lideradas pelos próprios voluntários e aquelas com o ator Patrick Menegazzo e o mágico Jeferson Prates. As atividades de formação, comentou Ana Elise, foram modestas porque “não tínhamos recursos para contratar profissionais do centro do país, por exemplo, com custos inviáveis ao grupo. Mas a formação e a captação de recursos sempre foram os nossos objetivos”.
A agenda de dezembro
As últimas visitas do ano estão sendo realizadas neste mês de dezembro: na última terça-feira (10) os voluntários foram nos hospitais da Unimed e Caridade, e na próxima quarta-feira (18/10) irão no COC Erechim – Centro de Câncer, no Centro Hospitalar Santa Mônica, na Fundação Hospitalar Santa Terezinha e no Caol – o Centro de Apoio Oncológico Luciano.
Já na próxima segunda-feira (16), a comunidade de Erechim vai ganhar uma Cantata Natalina, quando os voluntários irão percorrer as avenidas da cidade. Em seguida será feita uma visita aos parceiros dos Amigos da Alegria, ou seja, ao Colégio Mantovani, ao Sicredi e à empresa In Company. Em 22 de dezembro, o grupo viaja ao município vizinho de Barra do Rio Azul para fechar as atividades do ano, promovendo a Cantata de Natal em solidariedade aos moradores que foram afetados pelas enchentes no mês de maio.