Amigos da Alegria intensificam formação e ações solidárias no segundo semestre
Grupo voluntário de Erechim segue com visitas bimensais a hospitais, formações especiais e já planeja celebrações pelo aniversário de 13 anos.
Os Amigos da Alegria estão se preparando para mais um fim de semana de formação, que acontecerá nos dias 26 e 27 de julho. O grupo de voluntários, que realiza visitas bimensais a pacientes e familiares em tratamento oncológico, já esteve presente neste mês de julho nos hospitais da Unimed e Caridade (no dia 8), e, em 16 de julho, no Hospital Santa Terezinha, COC Erechim – Centro de Câncer, Centro Hospitalar Santa Mônica e CAOL – Centro de Apoio Oncológico Luciano.

Neste fim de semana, os voluntários participarão de um intensivo de musicalização e percussão corporal com a professora Fabiana Lucion, que estará com o grupo pela terceira vez. “Ela vai trabalhar concentração, jogos, criatividade, por exemplo. Tudo para a gente ter mais subsídios para os nossos atendimentos”, destacou a presidente da associação, Janete Fatima Faggion Dei Agnoli. Além de ampliar habilidades práticas para as visitas, o encontro fortalece os vínculos entre os voluntários.

Primeiro semestre cheio de ações e reconhecimento
Entre os destaques do primeiro semestre, está o reconhecimento acadêmico. Em junho, os Amigos da Alegria receberam uma homenagem das acadêmicas do curso de Administração da URI Erechim, que desenvolveram o projeto integrador “Cuidar com Alegria: a influência do humor na recuperação de pacientes internados”. O trabalho, apresentado no dia 27 de junho no anfiteatro da universidade, teve nota 9 na avaliação dos professores. “Foi muito emocionante! Parecia que aquelas meninas faziam parte do grupo desde sempre”, comentou Janete.
Outro destaque foi a sexta edição da Pizzada Beneficente, realizada em maio, que já se tornou um evento tradicional em Erechim. A ação alia o sabor das pizzas distribuídas no Restaurante Casa Nostra à alegria e acolhimento dos voluntários no momento da entrega. Os recursos arrecadados são investidos na formação dos integrantes do grupo. “A receptividade da comunidade foi sensacional. Na semana anterior à entrega, os ingressos já estavam esgotados”, celebrou a presidente.
Além disso, a associação lançou a “Sacola Literária”, uma iniciativa prática e criativa para incentivar a leitura entre voluntários. Os livros, doados pela comunidade, são reunidos em sacolas confeccionadas artesanalmente pela voluntária Sandra Dallazen. As obras têm temáticas voltadas ao trabalho voluntário e cuidado com pacientes e familiares.

O que vem por aí: formações, Olimpíada e Cantata Natalina
A programação do segundo semestre já está definida. Em agosto, os voluntários terão mais um encontro de formação com Alexandre Penha, profissional com experiência internacional no trabalho com o palhaço social em países como Índia, Jordânia e Haiti.
Já no dia 25 de outubro, será realizada a III Olimpíada dos Amigos da Alegria, evento comemorativo pelos 13 anos de fundação do grupo. Em 26 de novembro, acontece a tradicional confraternização de fim de ano, e no dia 2 de dezembro, o encerramento das atividades será marcado pela Cantata Natalina, com homenagem especial aos parceiros que ajudam a transformar a missão do grupo em realidade.
Com uma trajetória dedicada a levar alegria, afeto e acolhimento a quem enfrenta momentos difíceis, os Amigos da Alegria seguem firmes em sua missão de “transformar com alegria”.
Fotos: Arquivo Amigos da Alegria