Anacleto Zanella é eleito presidente do PT Erechim
Filiados do Partido dos Trabalhadores de todo o país participaram neste domingo das eleições diretas da sigla. O maior processo de eleições diretas de um partido político no Brasil.
Em Erechim, a Câmara de Vereadores sediou no domingo (6) o processo de eleições diretas do Partido dos Trabalhadores (PT), reunindo mais de 100 filiados e filiadas para votar nas chapas locais e nas lideranças nacional e estadual da sigla.
O evento integrou uma mobilização nacional que levou cerca de 1,6 milhão de petistas às urnas em todo o Brasil. Antes da votação, os participantes acompanharam uma análise de conjuntura apresentada por Anacleto Zanella, com destaque para os avanços do Governo Lula III, como a proposta de isenção de impostos para quem ganha até R$ 5 mil e a tributação de grandes fortunas, além do compromisso com a responsabilidade fiscal.

Os debates também destacaram os reflexos positivos da política econômica atual, como a queda do desemprego para 6,2% — o menor índice desde 2012, segundo o IBGE —, a valorização do real, o aumento real do salário mínimo acima da inflação e a melhora no indicador de risco do país. Políticas sociais como educação, habitação, cultura e geração de empregos também estiveram no centro das discussões, com referências a programas emblemáticos como o PROUNI, o SISU e o Minha Casa, Minha Vida, apresentados como conquistas históricas do partido.
Encerradas as falas e discussões, a votação seguiu até as 17h, elegendo Anacleto Zanella e Graciela Gritti Paoli como presidente e vice do PT de Erechim para o próximo quadriênio. Uma reunião agendada para sexta-feira (11) definirá a nova Executiva municipal do partido. O Diretório recém-eleito será responsável por elaborar o plano de ação para os próximos quatro anos, com foco na organização interna, formação política, mobilização social e nas eleições de 2026 e 2028, tendo como prioridade a reeleição do presidente Lula.