EXPOINTER 2024
Animais de argola inscritos na Expointer totalizam 3.458
Os animais incluem ovinos, bovinos de corte, leite e mistos, zebuínos, bubalinos, equídeos, caprinos, e pequenos animais como coelhos e chinchilas.
A 47ª Expointer, que acontecerá de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contará com 3.458 animais de argola, aqueles destinados a julgamento. Esse número é quase o mesmo da edição do ano passado, com uma leve redução de 0,63%. Os animais incluem ovinos, bovinos de corte, leite e mistos, zebuínos, bubalinos, equídeos, caprinos, e pequenos animais como coelhos e chinchilas.
Segundo Pablo Charão, comissário-geral da Expointer, a confiança dos expositores na retomada dos negócios é evidente, especialmente após os eventos climáticos de maio que poderiam ter causado uma maior diminuição no número de participantes. Ele acredita que esta será a "feira da reconstrução". Houve, no entanto, uma queda de 11% na participação de ovinos, atribuída às enchentes e à realização da Feira Nacional de Ovinos (Fenovinos) em julho. Apesar disso, a raça Dohne Merino, de dupla aptidão para lã e carne, fará sua estreia, trazendo novidades da África do Sul.
Nos bovinos de corte, a raça Senepol retornará à exposição após sua última participação em 2021. A presença de zebuínos aumentou 3,77% em relação ao ano passado, com destaque para a raça Nelore, que incluirá a variação Nelore Pelagem, com julgamento separado para os Nelores Pintados. Nos bovinos de leite, a raça Jersey se destacou com um aumento de 89,39% no número de inscritos, em função da exposição nacional que ocorrerá dentro da Expointer.
Em relação aos equídeos, embora a participação dos Jumentos Pega tenha diminuído em 80%, haverá a novidade da inscrição de quatro mulas, fruto do cruzamento de éguas com jumentos. Nos pequenos animais, houve um aumento de 44% no número de coelhos e chinchilas em comparação a 2023. Charão destaca que a Expointer mantém seus números de participação de animais praticamente estáveis e espera um excelente evento de retomada para demonstrar a força do povo gaúcho.
Aves e pássaros não participam da Expointer este ano
Nesta edição, os pássaros e as aves não vão participar. Para a decisão, o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) levou em consideração as ações de contenção do foco de doença de Newcastle (DNC) em estabelecimento comercial no município de Anta Gorda (RS).