Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

ANTT publica tabela com novos valores do frete; reajuste médio é de 5,8%

Mudança entra em vigor a partir da terça-feira, 20 de julho.

Agencia Brasil
por  Agencia Brasil
14/07/2021 20:47 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) publicou, nesta quarta-feira, a tabela com os novos preços mínimos de frete rodoviário. O reajuste médio é de 5,8%. O efeito da correção varia conforme o tipo de carga, o número de eixos, a distância do deslocamento e o tipo de operação. A atualização dos valores aparece na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor a partir da terça-feira, 20 de julho.

Pela legislação, a agência reguladora precisa reajustar os valores do frete a cada seis meses – em janeiro e julho de cada ano – ou sempre que a oscilação no preço do óleo diesel no mercado nacional superar em 10% o preço considerado na planilha para os cálculos, tanto para mais quanto para menos.

Segundo a ANTT, o reajuste considera o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial do País, acumulado no período de dezembro de 2020 a maio de 2021, de 4,61%. Também leva em conta a atualização do valor do óleo diesel S10 para R$ 4,568 por litro – que corresponde aos valores apurados pela Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural (ANP) no período de 13 a 18 de junho.

A equipe do ex-presidente Michel Temer criou a tabela de frete durante a greve dos caminhoneiros de maio de 2018. Uma das reivindicações da categoria, a medida fazia parte de um conjunto de ações implementadas para pôr fim à paralisação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE