Saúde
Anvisa recebe pedido de registro definitivo da vacina Oxford/Fiocruz
Por enquanto, as vacinas contra a Covid-19 que estão sendo aplicadas no país foram avaliadas de forma emergencial
A Fiocruz, em parceria com a AstraZeneca, enviou nesta sexta-feira (29) o pedido de registro definitivo da vacina de Oxford para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O registro definitivo, segundo a agência, é a avaliação completa com total de dados dos estudos de qualidade, eficácia e segurança, assim como o plano de diminuição dos riscos e da adoção das medidas de monitoramento.
Por enquanto, as vacinas contra a covid-19, tanto a Oxford/AstraZeneca como a CoronaVac, que estão sendo aplicadas no país desde 18 de janeiro foram avaliadas de forma emergencial. Para isso, foram adotados os procedimentos de submissão e análise contínua dos dados e das informações submetidas pela empresa, antes do peticionamento do registro.
"Devido ao estágio das avaliações já realizadas, buscando superar os prazos legais estabelecidos, a Anvisa manterá total prioridade na análise para fins de concluir o processo no menor tempo possível", afirmou em nota a agência.
O prazo de análise de registro é estabelecido por lei. O prazo máximo para a decisão final nos processos de registro de medicamento da categoria prioritária é de 120 dias, contados a partir da data de priorização.