Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Apenados incendeiam colchões em motim na Penitenciária de Uruguaiana

Três presos e um servidor precisaram de atendimento por inalar fumaça

Correio do Povo
por  Correio do Povo
22/01/2022 10:42 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Detentos da Penitenciária Modulada de Uruguaiana fizeram uma rebelião na noite desta sexta-feira. Segundo o sindicato dos penitenciários (Amapergs), o princípio de motim, que resultou na queima de colchões e um princípio de incêndio atingiu os seis módulos e começou por volta das 20h.

Chamas atingiram vários pontos da casa prisional | Foto: Amapergs / Divulgação CP

Conforme servidores do presídio, de longe, era possível ver o fogo que foi ateado em três locais do estabelecimento prisional. A rebelião teria ocorrido, de acordo com a Amapergs, depois dos detentos serem informados de que visitas estariam suspensas neste final de semana.

Isto gerou descontentamento nos apenados que iniciaram o protesto. Três presos e um servidor precisaram de atendimento após inalarem muita fumaça. Outros dois apenados tiveram escoriações ao serem atingidos por munição não-letal, enquanto agentes da Susepe atuavam para conter a rebelião.

Foram mobilizados o 6° Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar, integrantes do Gaes, o grupo de elite da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e do Corpo de Bombeiros. As chamas foram controladas antes do fim da noite.

O presidente da Amapergs, Saulo Basso, se dirigiu com comitiva até a penitenciária para acompanhar os procedimentos ao longo da madrugada. De acordo com ele, a situação estava "equacionada" no local, mas ainda existiam preocupações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE