Tech
Apple disponibiliza iOS 16 para celulares; saiba como baixar
Os modelos de iPhone 6 e 7 ficam de fora, se tornando obsoletos.
A Apple liberou nesta segunda-feira o iOS 16 para os usuários de iPhone. A atualização do sistema operacional traz como principais novidades as personalizações nas telas de bloqueio. O software está disponível para ser atualizado para o iPhone 8 e 8 Plus; iPhone X, iPhone XR, iPhone XS e XS Max; iPhone SE (a partir da 2ª geração); iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max; iPhone 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max; e iPhone 14 e 14 Plus.
Os modelos de iPhone 6 e 7, por exemplo, ficam de fora, se tornando obsoletos. O iOS 16 aposta na personalização da tela de bloqueio dos iPhones. Agora, o usuário poderá mudar a fonte dos textos, adicionar informações sobre tempo, alarmes, nível de bateria, e até inserir informações de eventos ao vivo, como o placar de partidas de basquete.
Diferentemente das versões antigas do iOS, as notificações de aplicativos com a tela bloqueada serão exibidas na barra inferior da tela, logo acima dos ícones de lanterna e câmera. A mudança busca deixar a área mais limpa e dar destaque à foto ou ao papel de parede do usuário.
Outro grande destaque da marca para a atualização do sistema operacional são os recursos de fotos. Pelo iCloud, grupos poderão contribuir em tempo real com imagens e vídeos para álbuns. Ainda na área das câmeras, a Apple divulgou que será possível apontar o celular para textos e conseguir traduzi-los instantaneamente. Outra função desta ferramenta é a conversão de preços para outras moedas em apenas um toque.
Pouco utilizado pelos brasileiros, o aplicativo de mensagens nativo do iPhone traz novidades que podem dar nova vida ao programa. Assim como no WhatsApp, será possível editar as mensagens enviadas.
A grande novidade, sem dúvidas, é a possibilidade de assistir a streamings simultaneamente com amigos pelo app, permitindo conversar sobre o episódio de uma série, por exemplo.
Para os pais, os recursos de controle familiar terão como opção a criação de perfis que limitem a faixa etária dos conteúdos que eles poderão acessar em diferentes aplicativos. Os responsáveis também conseguirão liberar mais minutos de tela para os filhos usando o app nativo de mensagem da Apple, caso eles solicitem.
A Apple também disponibilizou dispositivos para aumentar a segurança do aparelho, com o lançamento do Safety Check e do Lockdown Mode. Este primeiro é um recurso que permite que o dono do celular saiba quem da lista de contatos dele tem acesso a informações particulares, como localização em tempo real. Com a atualização, o usuário pode resetar este acesso.
Já o Lockdown Mode é indicado para ativistas, jornalistas e políticos, alvos costumeiros de hackers que tentam invadir os dispositivos celulares.
Com ele, o iPhone bloqueia tentativas de ligações de números desconhecidos, desabilita mensagens que contenham links para outros sites e bloqueia conexões com fio a computadores enquanto o celular está bloqueado.
Como atualizar o iOS 16
Para ter o iOS 16 no aparelho, basta entrar no ícone de “ajustes” do celular, depois clicar em “geral” e escolher a opção “atualização de software”. Para que o iOS 16 seja atualizado, é preciso que o iPhone esteja com a bateria cheia ou conectada a um carregador, além de estar com acesso à internet. Recomenda-se que seja ao wi-fi, pelo tamanho do download.