EXPOINTER 2024
Apresentação de cães de guerra do Exército Brasileiro tem participação de cadela resgatada no Vale do Taquari
No meio de tantos cachorros das raças pastor-belga malinois e pastor-alemão, a cadela Taquari, ganhou destaque.
Diante de olhares atentos e curiosos dos visitantes da 47ª Expointer, uma equipe de militares do 3° Batalhão de Polícia do Exército (BPE), localizado em Porto Alegre, realizou neste sábado (31/8) uma apresentação com oito cães de guerra no Espaço do Exército, localizado no Parque Assis Brasil, em Esteio. E no meio de tantos cachorros das raças pastor-belga malinois e pastor-alemão, uma "intrusa" ganhou destaque: a cadela Taquari. Sem raça definida, ela recebeu esse nome por ter sido resgatada em um abrigo da região do Vale do Taquari durante as enchentes de abril e maio no Rio Grande do Sul.
Na apresentação, que durou cerca de dez minutos, os militares iniciaram com conceitos de obediência básica, mostrando na sequência como funciona a mordida do cão desde pequeno. Em seguida, realizaram uma brincadeira com o faro e, por último, demonstraram a atividade de caça, envolvendo exercícios de escolta, proteção do tutor e extravio de carro após uma abordagem com sinais de resistência.
Com apenas um mês do adestramento, a cadela já é capaz de realizar atividades básicas e está sendo trabalhada para a função de guarda e proteção por ter características de mestiça de pitbull. “Um cão assim na mão de uma pessoa sem conhecimento de adestramento poderia até resultar na devolução para adoção, justamente pela falta de técnica para canalizar a energia do animal”, explicou o sargento Pompeu, do 3º BPE.
Fora do circuito de apresentações, os cães também marcam presença diariamente em um dos estandes do Exército Brasileiro na Expointer. A iniciativa foi pensada principalmente para aproximar os animais do público, demonstrando que os cachorros são adestrados e não violentos.