Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Aprovada urgência de projeto que autoriza produção de vacina contra o coronavírus por laboratórios veterinários

Pelo menos três laboratórios estão envolvidos na discussão.

O Sul
por  O Sul
03/06/2021 11:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (02), por unanimidade, requerimento de urgência para apreciação do projeto que autoriza a produção de vacinas contra a Covid-19 em laboratórios veterinários.

O requerimento de urgência funciona como uma espécie de fura-fila da ordem de votações e permite que a proposta passe à frente e seja votada a qualquer tempo no plenário.

O projeto, que já foi aprovado no Senado, partiu de uma sugestão da senadora Kátia Abreu (PP-TO), após ela receber ofício do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal) sobre o tema.

Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação

A proposta é de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT). Na Câmara, o texto será relatado pela deputada Aline Sleutjes (PSL-PR). Técnicos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e dos ministérios da Saúde e da Agricultura sinalizaram apoio à iniciativa.

Com a estrutura pronta para a produção de imunizantes contra a febre aftosa, por exemplo, os laboratórios argumentam que é possível desenvolver as doses contra o coronavírus para uso humano.

Pelo menos três laboratórios estão envolvidos: Merck Sharp & Dohme, Ceva Saúde Animal e Ouro Fino. As empresas tentam um acordo, por exemplo, como o da chinesa Sinovac com o Instituto Butantan.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE