Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Rio Grande do Sul

Aprovado projeto de Lei que institui obrigatoriedade do teste do bracinho no RS

Projeto institui a obrigatoriedade do teste nas consultas pediátricas em crianças a partir de 3 anos de idade, atendidas na rede pública estadual de saúde do RS.

Assembleia Legislativa RS
por  Assembleia Legislativa RS
13/03/2024 08:55 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi aprovado, com 46 votos favoráveis, o PL 238 2023, do deputado Gustavo Victorino (Republicanos), que institui a obrigatoriedade do teste do bracinho nas consultas pediátricas em crianças a partir de três anos de idade, atendidas pela rede pública estadual de saúde no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. 

A matéria recebeu uma emenda da CCJ, igualmente aprovada. Gustavo Victorino (Republicanos) explicou que o índice de cardiopatia em crianças com até 10 anos é cada vez mais alto e que o teste do bracinho nada mais é do que aferir a pressão arterial junto com a frequência cardíaca. 

Disse que na maioria das consultas pediátricas no RS o teste não é feito em função da necessidade de usar um aparelho específico para aferir a pressão das crianças. "Um teste simples como este pode salvar vidas", concluiu. 

O Dr. Thiago Duarte (União) parabenizou o autor pela iniciativa, explicando que a hipertensão arterial, principalmente na criança, pode levar ao agravamento de diversas patologias. "É fundamental que seja diagnosticado", avaliou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE