Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Aprovado reajuste nas contas da Corsan a partir de outubro

Aumento, definido em 5,93%, foi adiado em três meses devido à pandemia de coronavírus

GaúchaZH
por  GaúchaZH
02/06/2020 09:07 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

As contas de água da Corsan ficarão 5,93% mais caras a partir de outubro. O reajuste foi aprovado por unanimidade na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs). O aumento será aplicado a clientes de 284 cidades.

Anualmente, a correção das tarifas de água e esgoto ocorre até 31 de maio. No entanto, devido ao impacto da pandemia o coronavírus na economia, o conselheiro-relator do processo, Luiz Henrique Mangeon, solicitou que o reajuste fosse adiado por 90 dias, a exemplo do que vem ocorrendo em outros Estados.

Ele também citou eventuais danos à imagem da Agergs e da Companhia, que poderiam ser vistas como “insensíveis ao tema”.

A estatal concordou em postergar a adoção do novo valor, mas solicitou que o índice inicialmente proposto fosse corrigido para contemplar os três meses de adiamento.

A Companhia pediu o reajuste da tarifa em 4,65%. Mas, após análise técnica da Agergs, a projeção de reajuste foi recomendada em 4,43%, valor atualizado para 4,45%. O índice de 5,93% foi calculado a partir da proposta de levar o reajuste para setembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE