Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Aquarela Pró-Autista inaugura sede própria

Instituição é referência na região no atendimento de pessoas portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo – o TEA.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
30/06/2023 16:36 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Prestes a completar 14 anos desde a constituição, a Associação Aquarela Pró-Autista inaugurou nesta sexta-feira (30), a sede própria da instituição que fica na Rua Manoel Melotto, 140 – Bairro Três Vendas

Autoridades como o prefeito Paulo Polis, o vice-prefeito Flávio Tirello, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Sérgio Alves Bento, o vice-presidente da Associação, Paulo Cesar Bicca e o presidente da Aquarela Pró-Autista, Leandro Lerner, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades, além de equipe e famílias participaram da cerimônia.

O presidente da instituição, Leandro Lerner, lembrou que a cada 33 nascimentos no mundo, uma criança nasce dentro do Espectro Autista, e que o tratamento com bons profissionais, garante o desenvolvimento destas pessoas. “Destaco a importância de cada voluntario que passou por esta casa. Já são 14 anos da fundação da Aquarela. Hoje é dia da inauguração de sua sede, tão importante para comunidade autista, e isso só foi possível pelo trabalho de todos que passaram por esta casa”, comentou o presidente. Lerner, ainda destacou os traços dos autistas, sobre ética, pragmatismo, objetividade, fidelidade, entre outras, lembrando que com o tratamento profissional, como é o caso do oferecido pela Aquarela, principalmente na fase da infância, eles se desenvolvem para estarem inseridos normalmente na sociedade, em universidades e no mercado de trabalho.

O novo espaço

A obra de construção da sede própria da Aquarela Pró-Autista é uma conquista graças a mobilização de muitas pessoas e entidades. A área de 423 metros quadrados conta com 10 salas, três banheiros, uma cozinha com lavanderia, salão para as refeições, quadra poliesportiva e área verde e de lazer.

O investimento de mais de 1 milhão e 200 mil reais com recursos da entidade, do Ministério Público do Trabalho de Passo Fundo; do Projeto Brincando na Natureza, aprovado na Câmara de Vereadores de Erechim; de emendas de parlamentares, como os vereadores Carlos Zanini e Sérgio Alves Bentos; além de verbas do Governo Federal viabilizadas junto ao projeto e execução da obra com a Prefeitura de Erechim.

O presidente da Câmara de Vereadores, emocionado, falou que essa é uma conquista de várias mãos. “Quem tem criança autista sabe como é, e esse espaço dedicado e qualificado pra elas é muito importante. Parabéns a todos”, destacou o presidente.

Melhoraria dos atendimentos

O vice-presidente da Associação, Paulo Cesar Bicca, disse que a entidade seguirá contando com muita gente para seguir qualificando os atendimentos que são mais de 700 todos os meses. “O trabalho árduo começa agora, é montar uma equipe multidisciplinar para além do que nós temos para que a gente possa melhorar ainda mais”, comentou o vice-presidente,

A associação que iniciou o funcionamento em agosto de 2012, em um espaço alugado, atendendo 11 pessoas e suas famílias, já atende hoje, 70 autistas, entre eles, crianças de 3 anos de idade até adultos com 40 anos, moradores de Erechim e de toda região – um número que mostra a credibilidade e os princípios que norteiam as ações desta instituição, como: ética, confiança, cuidado com o outro, solidariedade, qualificação e valorização das pessoas e profissionalismo.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, agradeceu todos voluntários e todas pessoas que fizeram parte da construção da Aquarela Pró-Autista. “Cada um aqui é um pouco do pilar dessa construção e esse espaço é muito importante pra nos dar um incremento no atendimento necessário, com uma equipe capacitada. Pra se ter uma ideia, no Sistema Municipal de Ensino são mais de 300 estudantes na Educação Especial, sendo que 152 deles são autistas. Mais do que ver uma obra física, aqui está uma obra humana e esse processo não para aqui. Cuidar dessas crianças é um tema de humanidade”, finalizou o prefeito Polis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE