ONDA DE FRIO
Ar polar derruba temperaturas no RS nos próximos dias
A geada deve atingir muitas áreas do Sul do Brasil
Uma massa de ar frio vai derrubar a temperatura no final desta semana no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e mesmo em algumas áreas do Norte do Brasil com perspectiva de geada em vários estados e possibilidade que não se descarta de ocorrência de chuva congelada e/ou neve nas áreas de maior altitude da Região Sul.
Embora não seja tão intensa quanto as massas de ar frio do fim de junho e da primeira metade de julho, esta incursão de ar frio de agora terá uma abrangência maior no território brasileiro e com temperaturas mais baixas no Centro do país do que nos eventos de um mês atrás.
Trata-se de uma incursão de ar frio de trajetória continental, ou seja, que avança pelo interior do continente. Por isso, espera-se resfriamento em áreas que têm sofrido com intenso calor no Centro-Oeste, como no Mato Grosso, e mesmo no Norte do Brasil com friagem.
Uma área de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul vai favorecer que o ar frio consiga avançar mais e com maior intensidade desta vez pelo interior do continente a ponto de alcançar vários estados. A presença da baixa pressão favorecerá ainda ar mais seco com o frio no Centro-Oeste e no Sudeste, proporcionando tanto mínimas baixas como geada.
Em Erechim, o dia será de sol com nuvens, com temperatura mínima de 2ºC e máxima de 9º.