Cidade
Aratiba celebra 67 anos neste dia 4 de outubro
Prefeito destaca que município tem muitas conquistas a celebrar.
Há 67 anos era fundado o 117º município do Rio Grande do Sul. No dia 4 de outubro foi emancipado o então distrito de Erechim, denominado Aratiba.
São 67 anos de história e conquistas de um município, que viria a se tornar, um dos maiores da região Alto Uruguai.
Neste dia 4 (feriado municipal), uma série de atividades também será realizada pela prefeitura para marcar o aniversário.
A partir das 15h, junto ao Centro de Eventos, acontecem Apresentações Culturais pelo Grupo de Danças Alemã, Ballet, CTG Galpão Crioulo, Coral Italiano, Xadrez, Teatro, Karatê, Danças Urbanas, Artes Plásticas, Capoeira e Patinação.
Logo após, às 17h30, haverá show com a Banda Indústria Musical. Toda a programação é aberta ao público.
O prefeito, Gilberto Hendges salienta que o município tem conquistas importantes a celebrar. “Estamos trabalhando de maneira intensa, o mais profissional possível, sempre tendo em vista a gratidão que devemos ter aos antepassados que iniciaram esta história”, disse.
O prefeito também enaltece o trabalho que vem sendo realizado pelas secretarias de governo, gerando mais obras, melhor qualidade em serviços como saúde, educação, administração, fazenda, meio ambiente, cultura, agricultura e assistência social. “Novos programas estão sendo implantados com objetivo de melhorar a qualidade de vida de nossa população”, amplia.
O vice-prefeito, Gelson Carbonera acrescenta que Aratiba tem sido referência, não somente em nível regional, mas também estadual e até mesmo nacional. “É uma satisfação celebrar mais este aniversário, salientar um parabéns especial a todos que ajudaram a construir esta história e a nossa comunidade que é muito trabalhadora e acolhedora”, completa.
História de Aratiba
O início da colonização de Aratiba se deu ainda em 1917 quando instalaram-se no território os primeiros povoadores.
Em 1919, iniciou-se o povoamento que teve como primeira denominação Rio Novo. Em 1924 foi elevado à categoria de sétimo Distrito de Erechim. Em 1944, o povoado Rio Novo recebeu o nome de Aratiba.
A elevação à categoria de município ocorreu em 4 de outubro de 1955, através da Lei nº 2.710. Oficialmente, o município foi instalado em 1º de janeiro de 1956.